Obras da colecção António Cachola na ARCOMadrid
As obras da colecção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, em conjunto com as obras do Museu de Arte Contemporânea e Galeria Helga de Alvear, integraram a exposição “A desordem necessária”, comissariada pela Embaixada de Portugal em Madrid, e com curadoria de Ana Cristina Cachola, que se traduziu num sucesso a diversos níveis.
A exposição no âmbito da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid, estava integrada na 2.ª edição do projecto “Artists join the Embassy”.
Uma participação que ficou pautada por um enorme sucesso, tendo sido muito bem acolhido junto da comunidade e alvo dos maiores elogios.
A Conselheira de Cultura, Ana Patrícia Severino, enviou uma missiva a agradecer a colaboração, que transcrevemos:
“Embora esta mensagem tenha também um propósito pragmático, não quero deixar de começar por dizer que estamos profundamente gratos à Câmara Municipal de Elvas, ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas, à Colecção António Cachola e à Ana Cristina Cachola pelo trabalho que pudemos desenvolver juntos.
Julgo que podemos dizer que todos ganhámos com esta cooperação e é uma alegria que tal tenha acontecido numa perspectiva amiga e de cordialidade que fez com que um projecto complexo se desenvolvesse com uma leveza difícil de imaginar face às exigências com que nos confrontávamos.
Agradeço a Visão do coleccionador que de forma constante, contínua e consciente construiu e dá seguimento a este tesouro, agradeço a generosidade da Câmara Municipal de Elvas e do Museu de Arte Contemporânea na cedência das obras e cooperação na organização da exposição e agradeço à Ana Cristina a Visão curatorial que permitiu construir um espaço expositivo extraordinário naquele que é um palacete onde reside o Embaixador com uma estrutura e decoração que em nada facilitam esse trabalho.
Espero, de futuro, ter muitas oportunidades de cooperação convosco. Sublinho que esta Embaixada faz parte do Grupo Técnico que está a desenvolver a Agenda Cultural Comum, no âmbito do Memorando de Entendimento “Cultura de Fronteira”, assinado na última Cimeira Bilateral. Desenvolvemos grandes esforços no que respeita à cooperação transfronteiriça e, como tal, julgo que temos muito terreno para futuras colaborações.”
O Município de Elvas congratula-se pelas palavras recebidas e pela participação neste importante evento internacional de arte contemporânea, parabenizando o coleccionador António Cachola e Ana Cristina Cachola pelo empenho e participação em mais uma edição da ARCOmadrid.