Ruas Floridas de 29 de Julho a 6 de Agosto no Município de Redondo
A história conta que foi em 1838 que se registaram os primeiros ornamentos em papel, quando os populares, de forma tímida, começaram a engalar as portas e janelas por ocasião das festas em honra de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz, tendo os adornos acompanhado a festividade durante décadas.
Em 1976, o Grupo Pró-Amigos de Redondo retomou a tradição, desafiando os moradores a decorar as suas ruas com figuras e adereços de papel. No entanto, terá sido a atribuição polémica de um prémio a uma artéria da vila o motivo para o evento se voltar a perder no tempo. Mais tarde, em 1993, a Câmara Municipal fez renascer a tradição. Nesse ano, foram engaladas três ruas e o número de participantes nunca mais parou de crescer.2023
Esta manifestação cultural conseguiu afirmar-se, e é hoje uma das tradições com mais notoriedade a nível nacional, cuja organização envolve centenas de habitantes locais que dão as mãos à criatividade, fazendo jus a um trabalho que é arte pura.
A pandemia obrigou ao cancelamento do evento em 2021. Este ano, regressa em força!
Largos, travessas e ruas voltam a estar decorados com um “mar” de papel, onde se mergulha nas cores do arco-íris para exibirem, orgulhosamente, a tradição mais tradicional do Concelho de Redondo, engalado com o amor e a entrega que as gentes que cá moram lhe dedicam. São 24 temas que desafiam os visitantes a entrar num mundo colorido de fantasia.
Concertos; DJ’s; Cante; Mostra de Artesanato, institucional e Alimentar; provas de vinhos; entrega de prémios; exposições; corrida de toiros; convívio piscatório; e cinema são alguns destaques do programa, que se estende até dia 06 de Agosto.