Seminário: Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas

Seminário: Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas
 
A primeira sessão do ciclo de seminários “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, organizado pela Câmara Municipal, com transmissão online via streaming, realiza-se no dia 2 de Dezembro, no Cinema Charlot - Auditório Municipal.
 
A iniciativa surge na sequência de o habitual painel “Caminhos que se trilham: experiências locais de sucesso”, integrado no programa da Conferência Anual de Educação de Setúbal, realizada em Setembro, não ter decorrido no formato habitual, devido às restrições no âmbito da mitigação da pandemia de Covid-19.
 
Com o objectivo de dar continuidade à promoção de um espaço de encontro, reflexão e capacitação da comunidade educativa, a autarquia decidiu organizar um ciclo de três seminários, designado de “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, que, além de participação presencial, conta com transmissão online através do canal de Youtube do município.
 
Os encontros vão dar a conhecer um conjunto de experiências de escolas e de outras instituições, bem como do município de Setúbal, na procura constante de novas soluções e na adaptação aos novos desafios colocados no sector da educação.
 
O primeiro seminário, inserido nas Comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, assinalado a 30 de Novembro, e do 30.º Aniversário da Carta das Cidades Educadoras, aborda a temática da Arte e Educação.
 
O vereador da Educação da Câmara Municipal, Ricardo Oliveira, conduz a sessão de abertura, marcada para as 18h20, a que se segue, a partir das 18h30, a mesa redonda “Transformar o território com as pessoas”, moderada por Gina Lemos, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
 
Nesta mesa redonda, Rita Melo e Ricardo Crista partilham a experiência do ensino artístico no Atelier 2: Pontos, com a apresentação “Um dueto, 2 espaços: arte e educação”, e Sérgio Gabriel, da Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense, fala sobre o papel desta colectividade no ensino da música há mais de 150 anos.
 
Já a chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Mónica Duarte, aborda a experiência da autarquia no novo espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística.

As inscrições, gratuitas, quer para participação presencial, quer via streaming, devem ser efetuadas no endereço de correio eletrónico digepe@mun-setubal.pt.