“Sustentabilidade é uma herança que se constrói com consciência e acção”, afirma Pedro Furtado

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, destacou esta segunda-feira, a importância da participação activa da juventude na construção de um futuro mais “verde”, afirmando que a “sustentabilidade é uma herança que se constrói com consciência e acção”.
“Não podemos pensar só em nós, temos que pensar no futuro que deixamos a quem nos vem suceder. Cada escolha que fazemos tem impacto. Se continuarmos a viver como se existisse um planeta B, o custo será pago pelas próximas gerações”, alertou o autarca.
Pedro Furtado, que falava na sessão de abertura das jornadas “Sustentabilidade do Oceano Atlântico - Antero Blue Days”, organizada pela Escola Secundária Antero de Quental, fez uma reflexão sobre o modelo actual de gestão de recursos naturais, sensibilizando para a “urgente” necessidade de mudar comportamentos.
“Não podemos continuar a consumir recursos naturais a um ritmo superior ao da sua regeneração. Cada ano que gastamos mais do que a Terra pode dar, estamos mais próximos de um colapso ambiental. O défice ecológico não é apenas um conceito, é uma realidade que temos que levar muito a sério. Precisamos de agir agora antes que o problema se torne irreversível”, frisou.
Durante a sua intervenção, o autarca explicou ainda que “a responsabilidade social é uma das ferramentas mais poderosas para a transformação”, salientando que “nós criamos o problema, por isso, temos que ser parte activa na implementação da solução”.
“Vocês têm o poder de inverter o rumo a que o planeta se dirige e construir um amanhã onde o desenvolvimento e a sustentabilidade caminham lado a lado. Não se esqueçam que todas as mudanças estruturais começam por pequenas escolhas individuais”, reforçou.
As jornadas “Sustentabilidade do Oceano Atlântico - Antero Blue Days” vão continuar até ao final da semana com diversas actividades centradas na educação ambiental, literacia dos oceanos e na promoção de comportamentos sustentáveis.
Recorde-se que Ponta Delgada foi eleita pela revista Forbes como a 4ª. cidade mais verde e sustentável da Europa. A avaliação, que incluiu mais de 400 capitais europeias e contou com a participação de 57 mil viajantes de 139 países, foi realizada no âmbito de uma votação efectuada pela organização “Melhores Destinos da Europa”.