Teatro do Bairro Alto - "SER COMO A TOUPEIRA"

SER COMO A TOUPEIRA
Abril – Julho 2024
Se uma utopia é um lugar que não existe, e se uma revolução (pelo menos a nossa) costuma ser remetida para ideais abstractos, talvez surpreenda que o programa destes meses em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril esteja constantemente a falar do chão.
Claro que a dança é relação com o solo, e ficou famosa a definição de teatro que começa por delimitar uma porção do espaço; mas ao folhear estas páginas encontra-se um chão mais concreto ainda: o gelo onde se desliza mas que também pode rachar; a lama do mangal; a palavra plot, que entre outras coisas quer dizer parcela de terra; o terreno onde se semeiam impossibilidades; a terra do fim, com colinas ocas e compactas, de onde renascem florestas de púrpura; o tempo lento da formação mineral.
Este chão não é só geologia: lugar e objecto de lutas várias, pode fugir-nos debaixo dos pés ou ensinar a andar. Estamos, parece evidente, numa encruzilhada, com a memória cheia de buracos. Como diz Heiner Müller (de forma radical, pelo menos etimologicamente), é preciso "enfiar a cabeça na areia (lama pedra) para ver adiante".
Francisco Frazão
A Bilheteira está aberta de terça a domingo das 15h às 20h.
Em dias de espectáculo, permanece até 30 minutos depois do início do espectáculo.
A Bilheteira online nunca encerra.
Programação do TBA de Abril a Julho de 2024 - De Diana Niepce a Sónia Baptista