Teatro de sombras "Tenshô" no Teatro-Cine de Torres Vedras
No Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser representado no próximo dia 29 de Janeiro, pelas 16h30, o teatro infantojuvenil Tenshô, criado por Beniko Tanaka.
Trata-se de uma peça que se baseia na manipulação de marionetas de sombras japonesas ao vivo, e inspira-se em fatos históricos narrados no livro Do Japão para o Alentejo, da autoria de Tiago Salgueiro.
Tenshô remete para o episódio da viagem da primeira embaixada japonesa que se deslocou à Europa, constituída por jovens convertidos ao Cristianismo, os quais tinham como objectivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. Ao longo dessa viagem, que demorou dois anos e meio, esses emissários nipónicos aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental, chegando a Lisboa em 1584. Ficaram na Igreja de São Roque, visitaram a Torre de Belém, o Palácio de Sintra, a cidade de Évora, entre outros locais. Eram muito jovens, tinham entre os 13 e os 14 anos, e a embaixada que formaram constituiu-se como um verdadeiro choque de culturas, repleto de emoções e aventuras.
Em Tenshô a representação levada a cabo com marionetas de sombras é acompanhada pelos tambores de Tetsuro Naito e a flauta de Tomoko Takeda (em gravação), o que cria uma banda sonora japonesa que concede a esse espectáculo uma riqueza indescritível.
O preço dos bilhetes para se assistir ao mesmo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de dois euros.