Um refúgio no monte

Um refúgio no monte
Fotografia: Tiago Canoso

O espaço hoteleiro Refúgio do Monte surgiu há três anos e vai investir em tendas de luxo, preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida.
 

 
Localizado em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, o Refúgio do Monte é, como o nome indica, um hotel onde reina a tranquilidade e a paz, afastado dos grandes centros urbanos. O hotel faz lembrar uma típica casa alentejana, mais em ponto maior. Tem apenas um piso, as paredes são brancas e os rebordos das janelas estão pintadas ora de amarelo, ora de azul.
Este hotel disponibiliza seis quartos e duas suites. Para Abril do próximo ano está prevista uma expansão, vão ser colocadas na propriedade tendas de luxo, que serão ecológicas. “São tendas tipo safari, cada uma distanciada da outra em cerca de 800 metros, o que permite às pessoas terem a sua privacidade. As pessoas têm todo o serviço, toda a comodidade, de forma independente. O pequeno-almoço é servido na própria tenda, assim como outras refeições. Todas essas tendas serão equipadas para pessoas com mobilidade reduzida”, revela João Macias, proprietário do espaço rural Refúgio do Monte, acrescentando que duas delas estarão equipadas para dar apoio a cães-guia. Desta forma, o hotel vai expandir a capacidade para pessoas com mobilidade reduzida, que até agora estava restrita a um quarto. Apesar de o hotel ter algumas escadas, tem rampas próprias que coloca quando al- guém em cadeira de rodas ou com outro tipo de limitação física fica hospedado. Neste momento, o único local que ainda não está adaptado é a piscina. O espaço hoteleiro já recebeu algumas pessoas com mobilidade reduzida, na sua maioria turistas estrangeiros.

Perto do hotel há várias praias, muitas delas acessíveis. Aliás, o concelho de Odemira é conhecido por ter algumas das mais belas praias de Portugal.