Vinhos Moagem, Adegas Camolas e Ermelinda Freitas vencem Concurso em Fernando Pó
Os Vinhos da Moagem venceram o Concurso de Vinhos Tintos, a Adega Camolas alcançou o 1.º lugar do Concurso de Vinhos Brancos e a Casa Ermelinda Freitas conquistou o Prémio Escolha do Público, durante a 27.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que decorreu no último fim de semana (3 a 5 Maio). O evento atraiu milhares de visitantes a esta aldeia vinhateira do concelho de Palmela, que aproveitaram para provar e comprar os excelentes vinhos disponíveis e conhecer o que de melhor se faz na região.
Este ano, estiveram a concurso 21 vinhos tintos e 16 brancos e foi possível visitar 12 pavilhões de adegas, para além de outros produtos, como pão e doçaria, e os “mercadinhos”. O evento contou com um programa gastronómico e de animação composto por provas e exposição de vinhos, provas comentadas, produtos regionais, showcookings, petiscos, concertos, cante alentejano, dança, bailes, folclore e jazz, em três palcos.
Nesta 27.ª edição, o espaço da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó contou com algumas novidades, para maior conforto das/os visitantes. Em vez da tenda da restauração, houve seis tasquinhas no exterior, numa esplanada ao longo da rua, garantindo uma maior rapidez no serviço prestado.
No momento de inauguração da Mostra, Andreia Brás, representante da Comissão Organizadora, aproveitou para agradecer aos parceiros, produtores, expositores, mercadinhos e tasquinhas participantes.
Para o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, este é um «evento genuíno e generoso, fruto do trabalho abnegado da Comissão, mas também da presença dos produtores vitivinícolas, que são também a razão de ser deste certame». «O Município quando lançou esta Mostra há 27 anos percebeu com os produtores que era preciso dar um salto decisivo, passar da qualidade que já havia no vinho a granel para o engarrafamento e o marketing», recordou, elogiando o «trabalho notável» desenvolvido ao longo destes anos por «um conjunto de gente dedicada, que continua a apostar e a inovar» neste sector.
Ao mesmo tempo, Fernando Pó é «um lugar que se tem qualificado», destacou, lembrando o investimento que a Autarquia tem vindo a realizar para qualificar o centro da aldeia e o pavilhão da Associação, a par da promoção da Mostra. «Vão continuar a contar com apoio do Município para fazer deste lugar um lugar de referência no âmbito das aldeias vinhateiras e da promoção dos nossos vinhos e do enoturismo», garantiu.
«Estaremos sempre aqui para vos apoiar», referiu também a Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, que acredita que este «evento cada vez maior», só é possível «com a conjugação de forças» e em resultado de um «trabalho que acontece o ano inteiro».
A Mostra conta ainda com o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó. Enquadra-se na Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, projecto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.
Concurso de Vinhos Tintos
1.º - Vinhos da Moagem
2.º - Fernão Pó Adega
3.º - Casa Ermelinda Freitas
Concurso de Vinhos Brancos
1.º - Adega Camolas
2.º - Vinhos da Moagem
3.º - Casa Ermelinda Freitas
Prémio Escolha do Público
Vinho Tinto da Casa Ermelinda Freitas