Visitas encenadas aos Palácios nacionais de Queluz e de Sintra: a história ao vivo

Visitas encenadas aos Palácios nacionais de Queluz e de Sintra: a história ao vivo
Foto: ©PSML_Luis Duarte

LAZER

No Palácio Nacional de Queluz, mergulha-se na vida da corte do século XVIII; no Palácio Nacional de Sintra, a rainha D. Maria Pia mostra o “seu” Paço

 

Nos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, a história dá-se a conhecer de forma emocionante e interactiva. Nos locais que foram habitados por personagens históricas e que testemunharam outros modos de vida, as visitas encenadas são experiências imersivas que levam os visitantes a abandonar o tempo presente e a mergulhar no passado. No Palácio Nacional de Queluz, revive-se o esplendor do século XVIII; enquanto no Palácio Nacional de Sintra a proposta é regressar à viragem do século XIX para o século XX, na companhia da rainha D. Maria Pia.

 

Construído no século XVIII, o Palácio Nacional de Queluz foi a sofisticada residência de três gerações da Família Real.  Protagonizada por figuras setecentistas que interagem com os participantes, a visita encenada Enigmas do Palácio mostra como se vivia na corte de então, desvendado fascinantes curiosidades. Em diferentes momentos, os anfitriões desafiam os seus convidados a escolher entre dois símbolos ligados à história do Palácio. Cada símbolo escolhido definirá o rumo da visita, ao longo da qual apontamentos de animação de época surpreenderão os participantes. Esta actividade decorre, normalmente, no último sábado do mês. As próximas sessões estão agendadas para 22 de Fevereiro, 29 de Março, 26 de Abril e 24 de Maio, sempre às 10h00.

 

No coração da vila de Sintra, ergue-se o icónico Palácio Nacional de Sintra, que atravessou toda a história de Portugal e foi palco de importantes acontecimentos. No Palácio de Sintra com a Rainha é uma visita encenada centrada na transição do século XIX para o século XX, época marcada pela presença da rainha D. Maria Pia, última monarca a habitar o Paço Real antes da Implantação da República. Na sua companhia, os visitantes vão descobrir as histórias, lendas e mistérios deste lugar. Como era a vida das últimas gerações da Família Real portuguesa neste palácio? Como se divertiam? Como eram outrora utilizados estes espaços? As próximas edições desta visita encenada realizam-se nos dias 1 de Março e 3 de Maio, às 11h00.

 

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente actualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

 

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: www.parquesdesintra

 

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

 

Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.

 

A Parques de Sintra é detentora de doze World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2024.

 

São accionistas da Parques de Sintra a Direcção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

Toda a informação sobre a Parques de Sintra pode ser consultada em www.parquesdesintra.pt.