XXIII Grande Prémio Alves Barbosa: “É o momento de celebrar o futuro da modalidade”

XXIII Grande Prémio Alves Barbosa: “É o momento de celebrar o futuro da modalidade”
Fotografia: D.R.

“O Grande Prémio Alves Barbosa representa o sonho e a ambição que Alves Barbosa tinha em promover uma prova dedicada aos jovens. É um evento que quisemos dignificar ainda mais e já é uma referência nacional e internacional”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no dia 30 de Agosto, na apresentação da 23ª edição da prova de ciclismo.

Cerca de 140 jovens corredores, do escalão de cadetes, vão percorrer as estradas do concelho e da região de 8 a 10 de Setembro, em representação de mais de duas dezenas de equipas nacionais e de Espanha.

“Alguns dos atletas que já participaram no Grande Prémio são hoje campeões da modalidade. Estamos a celebrar o futuro do ciclismo e é com muito orgulho que Montemor-o-Velho promove esta prova e recorda o grande atleta, desportista e técnico que foi Alves Barbosa.”, reforçou Emílio Torrão na cerimónia que decorreu na rotunda Alves Barbosa e que contou a presença dos vereadores do Executivo Municipal, dirigentes municipais e parceiros comerciais e institucionais.

Confiante de que esta “pode ser uma das melhores edições de sempre”, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, sublinhou: “respondendo ao repto lançado na última edição pelo Senhor Presidente da Câmara e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova passa a ter três dias de competição e apresenta ainda como destaques a passagem por todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, bem como a partida de Coimbra, na 2ª e última etapa, terminando, como é habitual, em Montemor-o-Velho”.

De igual modo, Carlos Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, destacou a parceria entre os dois municípios “em mais uma prova dedicada ao ciclismo”, e sublinhou que a competição alia o desporto com a vertente histórica, ao fazer a ligação entre a Porta Férrea e o Castelo de Montemor-o-Velho.

Na ocasião, Rosa Maria Barbosa reforçou: “O meu marido sentiria, com certeza, uma grande satisfação de ver estas estradas do concelho cheias de jovens a competir num desporto tão exigente. Esta prova era um sonho muito antigo que conseguiu realizar aqui em Montemor-o-Velho, com ajuda de muita gente e instituições”.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, referiu que a prova “é muito importante para o ciclismo nacional”, sendo “um evento de referência”.

O prólogo (contrarrelógio individual) marca o início do XXIII Grande Prémio Alves Barbosa, prova organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral. No dia do Município, 8 de Setembro, os jovens ciclistas vão realizar um percurso com cerca de 9,5 km, a partir das 17h.

No dia 9 de Setembro, o pelotão arranca do Centro Náutico de Montemor-o-Velho, às 14h50, com destino a Águeda, numa tirada de 75 km, estando a chegada, junto aos Bombeiros Voluntários, prevista para a partir das 17h.

Na 2ª e última etapa, o Grande Prémio Alves Barbosa parte de Coimbra, junto à Porta Férrea, às 10h, para um percurso com 76,8 km que vai terminar com a sempre emocionante subida ao Castelo de Montemor-o-Velho, estando prevista a chegada a partir das 12h.

Paralelamente à competição desportiva, este ano, a iniciativa volta a contar com a acção “O ciclismo vai à escola”, um programa da Federação Portuguesa de Ciclismo que pretende despertar os mais novos para a importância do ciclismo e que acontece, no dia 8 de Setembro, entre as 10h e as 17h, no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho.

No dia 10 de Setembro, Montemor-o-Velho volta a acolher a final da Taça de Portugal de Paraciclismo. A prova tem início às 10h e vai contar com a presença de 30 paratletas, que vão disputar um circuito com cerca de 5 quilómetros.