A Escola da Noite organiza oficinas para crianças nas férias de Verão

A Escola da Noite organiza oficinas para crianças nas férias de Verão
Fotografia: DR

A Escola da Noite organiza em Julho, em parceria com várias instituições da cidade de Coimbra, quatro oficinas para crianças nas férias de Verão. Alex Lima, Ana Biscaia, Ricardo Kalash, Sérgio Gomes e Vânia Couto dirigem as iniciativas, todas com a duração de uma semana.

Sob o lema “Diverte-te e conhece a tua cidade”, A Escola da Noite organiza no próximo mês de Julho quatro oficinas para crianças a partir dos seis anos. As iniciativas abrangem diferentes áreas artísticas (artes circenses, projecção multimédia, realidade virtual e ilustração) e decorrem em três espaços da cidade, parceiros na concepção do programa: Museu Municipal de Coimbra, Museu Nacional de Machado de Castro e Centro de Artes Visuais (antigo Colégio das Artes e antiga sede da Inquisição em Coimbra). As crianças são convidadas a (re)descobrir e ocupar estes espaços, aprofundando o contacto com as diferentes artes e exercitando a fruição destes espaços públicos, sem nunca deixarem de brincar.

Entre 3 e 7 de Julho, Vânia Couto dirige a oficina “Vamos todos aprender malabarismo?”, para crianças entre os 6 e os 12 anos. A formação incidirá sobre “noções básicas de malabarismo, controlo e coordenação, em grupo e individualmente”. Os participantes vão começar por construir as suas próprias bolas de malabarismo. A oficina tem lugar no Museu Municipal de Coimbra, na sala da Torre de Almedina.

Na semana seguinte, entre 10 e 14 de Julho, Alex Lima dirige, no Museu Nacional Machado de Castro, a oficina “Montra Digital”. Trata-se de uma oficina para criar objectos electrónicos digitais utilizando o telemóvel ou o computador. “Efeitos sonoros, imagens e textos vão ser o nosso material de trabalho, para criarmos uma pequena obra digital que será projectada em grande formato numa das paredes do Museu”, adianta o formador.

De 17 a 21 de Julho, no CAV – Centro de Artes Visuais, a dupla Ricardo Kalash e Sérgio Gomes coordena a oficina de realidade virtual “Vamos fazer um filme?”. Perguntam ambos, como ponto de partida: “Os teus pais conhecem o Pátio da Inquisição? E os teus amigos, conhecem?”. A proposta é fazerem “um filme de realidade virtual e mostrar-lhes os segredos deste Pátio de uma forma que eles nunca viram”.

Finalmente, entre 24 e 28 de Julho, a ilustradora Ana Biscaia desafia as crianças a brincarem “com as imagens dos outros”, a partir da colecção do Museu Municipal de Coimbra. Ana Biscaia, presença habitual nas actividades para a infância d'A Escola da Noite e do Teatro da Cerca de São Bernardo, promete: “Vamos certamente brincar muito. E vamos construir um livro. Vamos chegar ao fim da semana com um livro muito fixe debaixo do braço.”

Todas as oficinas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h30, com excepção da oficina “Vamos fazer um filme?”, cujos “trabalhos” se prolongam pelo período da tarde (14h30-17h30). Esta é também a oficina cuja inscrição é um pouco mais cara: 80 Euros por criança. Nas restantes três oficinas, o preço por criança é 50 Euros. Há um preço especial para as crianças que se inscreverem nas quatro oficinas (180 Euros) e, em todos os casos, descontos no caso de inscrição de dois ou mais irmãos na mesma oficina.

As inscrições devem ser feitas pelos contactos habituais do Teatro da Cerca de São Bernardo: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Ainda em Junho
Ainda antes do início destas oficinas, a programação do Teatro da Cerca de São oferece, até ao final de Junho, as últimas sessões de “O Homem do Caminho”, de Plínio Marcos (co-produção A Escola da Noite / Quinta Parede, com encenação de José Caldas, em cena até dia 18), e a estreia de “O Algoritmo da Epilepsia” (a nova criação da Marionet, em co-produção com o TCSB, marcada para dia 28).

Nos Sábados para a Infância, as próximas propostas são a oficina para descobrir os sons da Baixa de Coimbra (com Luís Antero, já no dia 17) e uma nova manhã teatral com o actor Hugo Inácio, a 24 de Junho.
O Guarda Chaves estreia, também a 24 de Junho, a visita à Baixa de Coimbra. As inscrições são gratuitas, mas limitadas ao número máximo de participantes definido para cada percurso.