A identidade de um povo transfronteiriço em forma de festival

A identidade de um povo transfronteiriço em forma de festival
Fotografia: D.R.

Rio de Onor (Bragança – Portugal) e Riohonor de Castilla (Zamora – Espanha) preparam-se para receber a 5.a edição de um evento extraordinário que promete encantar os corações de todos. De 21 a 23 de Julho, o Festival D’ONOR ganha vida, trazendo consigo uma celebração vibrante de música, dança e (renovadas) tradições.

Este ano, além dos habituais concertos (onde “Virgem Suta” é cabeça de cartaz), o Festival D’ONOR traz nova vida a um cancioneiro com 70 anos (“Cantigas D’ONOR”), um open call para instrumentistas e amadores de todas as origens musicais (“Baile do Gaiteiro – Jam Session”) e dá palco à solidariedade (com a actuação conjunta, resultante de uma residência artística, entre o grupo “Gaiteiros D’ONOR” e os “Vira Bombos”, da APADI, uma IPSS local).

Há, ainda, “Tasquinhas”, “Restaurante” e um “Mercado Tradicional”, para degustar a gastronomia local e conhecer o artesanato e os produtos típicos da região. No plano cultural, o Festival prevê, também, “Música no Rio – Sons para Sentir a Aldeia” (um showcase que leva a palco diferentes projectos de música com identidade), “Ronda Cultural e das Adegas”, “Teatro ao Ar Livre”, “Jogos de Taberna” e “Danças Tradicionais”. A entrada é grátis e o campismo gratuito.