A Oficina promove ‘Primeiros Encontros’ com a população migrante em Guimarães

A Oficina promove ‘Primeiros Encontros’ com a população migrante em Guimarães
Foto: DR

Novembro será um mês de ‘Primeiros Encontros’ no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Em Guimarães vivem pessoas, famílias, comunidades de cerca de 100 nacionalidades. E tendo como mote a exposição e as colecções do CIAJG, que evocam geografias, culturas e artes ao redor do mundo, A Oficina promove um ciclo de encontros dirigidos à população migrante em Guimarães a decorrer todos os sábados do mês de Novembro, concretamente nos dias 4, 11, 18 e 25, sempre às 11H00, no CIAJG.

 

Partindo de encontros prévios com associações e/ou grupos informais de comunidades migrantes, estes momentos abrem espaço para trabalhar diálogos com pessoas que se deslocaram e chegaram de um lugar diferente. As histórias de vida, as viagens, a diversidade, a inclusão, a(s) cultura(s), são alguns dos exemplos de temas para debater e partilhar num lugar seguro de escuta, de fala e de reflexão acerca de questões tão importantes na contemporaneidade. Por se acreditar que a arte e o museu (desmistificado) devem ser lugares para esse debate, convidam-se todos os que queiram juntar-se nestes encontros. Haverá uma chávena de chá, um café ou um copo de vinho e muitos fios para entretecer a conversa. 

 

Evocando diversas geografias e culturas ao redor do mundo, A Oficina promove assim estes encontros informais e coloca em diálogo pessoas mais e (ainda) menos enraizadas em Guimarães, propiciando trocas de conhecimento e experiências, neste que é um lugar de liberdade, rodeados e aconchegados pelas artes. Estas rodas de conversa, abertas a partilhas de imigrantes de latitudes muito diversas, assentam em histórias de vida ou até a partir de objectos de família, dos respectivos lares ou mesmo de viagens, entre outros motivos surgidos naturalmente. Encontros estes, de entrada gratuita, que podem também reservar iniciativas orgânicas como momentos musicais acústicos. 

 

Os “Primeiros Encontros” são assim uma forma de mediação e de relação com os diversos públicos em que, através de um trabalho de proximidade no território, se promove a entrada de (grupos de) pessoas e comunidades nos equipamentos culturais d’A Oficina, a maioria pela primeira vez. É, portanto, uma filosofia de actividades que vai permitir levar grupos formais e informais de crianças, jovens e adultos de todas as idades, de várias freguesias do concelho, até ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e, posteriormente, à Casa da Memória de Guimarães (CMDG) e ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF), abrindo espaço à curiosidade, ao fascínio, à partilha. Este é um trabalho desenvolvido pelo serviço de Educação e Mediação Cultural d’AOficina, num caminho que tem vindo a ser trilhado institucional e artisticamente, na perspectiva de consolidar cada vez mais o pluralismo e a inclusão, estabelecendo relações que se prolongam no tempo.

Estes encontros acontecem todos os sábados do mês de novembro, sempre às 11h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães