“A Rainha da Beleza de Leenane”, de Martin McDonagh

“A Rainha da Beleza de Leenane”, de Martin McDonagh
Foto: DR

ESTREIA 15 FEV
A Rainha da Beleza de Leenane” 

De Martin McDonagh Encenação Sandra Faleiro Co-produção Teatro da Trindade INATEL e Produções Teatrais Próspero

No dia 15 de Fevereiro chega ao palco da Sala Estúdio “A Rainha da Beleza de Leenane”, a primeira peça do célebre dramaturgo irlandês Martin McDonagh, que retrata um tema tão actual quanto as relações disfuncionais no interior das famílias.


Nesta versão, encenada por Sandra Faleiro, Valerie Braddell e Paula Lobo Antunes interpretam mãe e filha, que isoladas na pequena localidade de Leenane, vivem numa relação doentia e de co dependência.


Estreada em 1996, em Galway, na Irlanda, alcançou também um grande sucesso no West End de Londres, tendo chegado à Broadway dois anos depois. Aclamada pela crítica, foi nomeada para um prémio Laurence Olivier e para seis Tony Awards, incluindo melhor peça.  Nuno Nunes e Vicente Gil completam o elenco do espectáculo, que estará em cena no Trindade até 31 de Março, numa co-produção com a Produções Teatrais Próspero.

[SINOPSE] A acção desta peça passa-se toda dentro de uma casa, na pequena localidade de Leenane, na costa oeste da Irlanda. Mãe e filha vivem nesta casa, numa relação doentia e de co dependência. O isolamento a que estão sujeitas torna-se cada vez mais opressivo à medida que os dias passam. Maureen, a filha, é uma mulher solteira que ficou em casa para tomar conta da mãe, enquanto as suas duas irmãs, conseguiram sair, para viver as suas vidas e tentar um futuro. Mag, a mãe, é manipuladora e possessiva, com medo que a filha a abandone e a deixe sozinha. O tempo passa e os rituais repetem-se, até ao dia em que estas duas mulheres recebem a visita de um antigo pretendente de Maureen, Pato Dooley, um homem que transporta o “sonho americano”, que está farto de trabalhar em Inglaterra e quer formar uma família, e do seu irmão mais novo, Ray Dooley, habitante da aldeia, uma espécie de espelho destas duas mulheres e do que elas representam para os habitantes de Leenane. A entrada em cena destas duas personagens vai fazer com que tudo mude num jogo de subversão, espectativa, traição e mentira.

SALA ESTÚDIO A RAINHA DA BELEZA DE LEENANE 15 FEV A 31 MAR QUA A DOM 19H A classificar pela CCE

 

[FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA] De Martin McDonagh

Tradução Paulo Eduardo Carvalho

Encenação Sandra Faleiro

Com Nuno Nunes, Paula Lobo Antunes, Valerie Braddell e Vicente Gil

Cenografia Henrique Ralheta

Figurinos Sandra Faleiro

Sonoplastia Sérgio Delgado

Desenho de luz Cristina Piedade

Assistente de encenação Martim Mesquita Guimarães

Co-produção Teatro da Trindade INATEL e Produções Teatrais Próspero

 

[CONVERSA COM O PÚBLICO]

10 MAR / APÓS O ESPECTÁCULO