Abertura da exposição Entelechy de Allora & Calzadilla no Museu de Serralves

Abertura da exposição Entelechy de Allora & Calzadilla no Museu de Serralves
Fotografia: DR

A partir do dia 12 de Maio, visite a exposição Entelechy dos artistas Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla, no Museu de Serralves.

Cunhado por Aristóteles, o conceito de «entelequia» traduz o potencial de auto-realização e de força vital subjacente ao desenvolvimento de todos os seres, mas também pode referir-se, na linguagem mais comum, à perfeição inatingível de uma ideia — noção que reflecte a complexidade poética e filosófica da prática da dupla e, em particular, de uma das suas produções mais ambiciosas até à data, uma escultura monumental em carvão feita a partir de uma árvore atingida por um raio (Entelechy, 2020).  

Abrangendo mais de duas décadas da sua trajectória e organizada a partir de uma cronologia aberta que possibilita novas leituras, esta ambiciosa exposição é a primeira retrospectiva da conceituada dupla Allora & Calzadilla na Europa e uma oportunidade única para experimentar ao vivo algumas das suas obras mais conhecidas.           

Os trabalhos escolhidos, de projectos do início de carreira até obras mais recentes, evidenciam a natureza interdisciplinar e colaborativa da prática dos artistas, assim como alguns dos temas que atravessam toda a sua obra: da condição pós-colonial à justiça ambiental e dívida ecológica, tempo geológico e a história evolutiva da vida na Terra, geopolítica e recursos energéticos.           

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves, com a curadoria de Philippe Vergne, director do Museu, e Inês Grosso, curadora-chefe do Museu.