Paulo Neves expõe “OS MONGES” NA “CASA DO ROCK”, no Porto

Paulo Neves expõe “OS MONGES” NA “CASA DO ROCK”, no Porto
Fotografia: D.R.

O escultor Paulo Neves inaugurou a Exposição “Os Monges” no dia 21 de julho, às 19h, no Porto, no Hard Rock Café Porto.

 “Os Monges" é uma exposição composta por quinze peças de madeira de cedro, do tamanho da figura humana, com rostos, círculos e espirais, que irá permanecer no número 120 da Rua do Almada, junto aos Aliados, até 15 de Outubro, com visita gratuita.

Nas palavras do autor: “A Exposição ‘Os Monges’ representa a contemplação da vida e remete para a dimensão de culto que a arte inspira e motiva. Aqui, encontramos monges sozinhos e monges em grupo, simbolizando o isolamento e a partilha que caracterizam o nosso percurso. Expor “Os Monges” na ‘Casa do Rock’ une a espiritualidade e a música, enquanto lugares de paixão e de criação.”

Esta mostra insere-se na programação cultural do Hard Rock Café Porto que privilegia as artes e os autores, decorrendo em paralelo com a Exposição “O tempo das árvores”, também do escultor, patente em Serralves até 30 de Setembro.

Nascido no norte de Portugal em 1959, Paulo Neves é hoje um escultor internacional de referência nacional. “Quando aos sete anos escavou um bocado de madeira e dali saiu uma coisa parecida com a lua, começou a pensar que quando fosse grande seria escultor. O sonho cumpriu-se e Paulo Neves é um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea. Das suas mãos saíram centenas de obras públicas que se encontram de norte a sul do país e também no estrangeiro.”

A sua obra mais recente é a cadeira onde o Papa Francisco se vai sentar e o ambão para as leituras de duas cerimónias da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. As peças são feitas de cedro e representam a Evangelização do Mundo e também são fruto da admiração do escultor pelo Papa Francisco.

Sobre o Hard Rock Café Porto:

O Hard Rock Porto, instalado num edifício histórico na Rua do Almada, tem dois bares, três salas de restaurante e uma loja. As paredes estão cheias de objectos de artistas - uma camisa de Elvis Presley, uns ténis de David Bowie, um chapéu de Elton John, um colecte e uma letra inédita de Prince, as botas de Madonna, uns óculos e uns auscultadores de Steve Aoki e várias guitarras, de Paul McCartney, Cliff Richard, Ace Frehley, Nikki Sixx, entre outros.