Campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce

Campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce
Foto: DR

Entre os dias 15 de Julho e 6 de Setembro de 2024 decorre mais uma campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, no âmbito do Projecto de Investigação Plurianual em Arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”.

 

Este projecto de investigação decorre desde 2020 e é promovido pelo Município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.

 

Face aos resultados das quatro campanhas arqueológicas concretizadas, pretende-se continuar a investigar o designado castelo de Alferce (recinto A), estrutura defensiva enquadrável na segunda metade do século X, bem como os dois recintos fortificados mais antigos (B e D), por sua vez, enquadráveis nos séculos IX e X.

 

Prevê-se a concretização de cinco novas sondagens arqueológicas, uma das quais junto ao tramo de muralha oriental do recinto fortificado C – que nunca foi arqueologicamente intervencionado e define a área máxima intramuros deste sítio arqueológico, com aproximadamente 9 hectares.

 

Considerando o propósito formativo inerente a este projeto de investigação, a quinta campanha arqueológica incluirá estudantes e investigadores associados a diferentes instituições de ensino superior nacionais e internacionais, sobretudo relacionados com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural. De realçar que na penúltima semana dos trabalhos de campo será realizado mais um evento Dia Aberto (cuja data será oportunamente divulgada), que incluirá visitas guiadas ao local das escavações, assim como a concretização de mais uma edição das Conversas sobre o Castelo de Alferce, mediante a realização de palestras com investigadores associados ao projeto de investigação em vigor e um espaço de debate aberto ao público.