CM de Coimbra assinala Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

CM de Coimbra assinala Dia Internacional da Erradicação da Pobreza
Fotografia: D.R.

Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Núcleo Distrital de Coimbra da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal), em parceria com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Coimbra e o Grupo de Trabalho – Pobreza e Exclusão Social da Rede Social de Coimbra, organizam um programa com o tema “Dia Internacional para Erradicação da Pobreza – As pessoas em situação de sem-abrigo". A iniciativa que decorre na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, no Café Santa Cruz, das 10h30 às 13h00, conta com um “World Café”.

Com esta iniciativa, a CM Coimbra pretende promover a partilha e troca de conhecimento entre as entidades, refletindo sobre experiências, motivações, necessidades e estratégias utilizadas no trabalho desenvolvido com a população em situação de sem-abrigo. O “World Café” destina-se, sobretudo, às instituições que integram o NPISA - núcleo criado em janeiro de 2019 e formalizado apenas este ano pela CM de Coimbra, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), mas vai contar, também, com a participação de pessoas que estiveram ou estão em situação de sem-abrigo.

O programa arranca às 10h30, com uma sessão de boas-vindas com a vereadora da Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz, a coordenadora da EAPN de Coimbra, Paula Duarte, e a diretora do Centro Distrital de Coimbra do ISS, IP, Manuela Veloso. Pelas 11h00, segue-se a intervenção de Christian Georgescu, da Associação Saber Compreender, com um enquadramento do tema lançamento do “World Café”, às 11h15, com o tema “Como podemos motivar as pessoas a sair da rua?”, sendo esta a primeira de três mesas de debate. Seguem-se as mesas “Apoios Sociais na resposta: o que melhorar?”, com Paulo Pereira, da AMI, e “Estratégias de integração/inclusão”, com Helena Igreja, da CASA.  Após a apresentação das conclusões dos trabalhos, marcada para as 12h30, a sessão é encerrada por Ana Cortez Vaz.

O NPISA Coimbra é constituído pela CM Coimbra (que coordena), pela Administração Regional de Saúde do Centro, IP, Instituto de Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Coimbra, Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP – Delegação Regional do Centro, Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Associação Integrar, Associação Nacional de Apoio a Jovens (ANAJOVEM), Associação O Ninho da Mariazinha, Associação Todos Pelos Outros, Cáritas Diocesana de Coimbra, Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA) – Delegação de Coimbra, Centro de Acolhimento João Paulo II, Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Coimbra, Fundação Assistência Médica Internacional (AMI) Centro Porta Amiga de Coimbra, Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, Polícia de Segurança Pública – Comando Territorial de Coimbra e a ADEB- Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares e a Saúde em Português.