Casa da Cultura acolhe exposição “Marcos Históricos – Romanização”

Casa da Cultura acolhe exposição “Marcos Históricos – Romanização”

 A Casa Municipal da Cultura vai ter patente, de 09 a 16 de Março, na Galeria Pinho Dinis, uma exposição dos trabalhos das oficinas do projecto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”, que envolveu os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Penela. A entrada é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Esta exposição itinerante apresenta os trabalhos produzidos nas várias sessões de oficinas sobre “Arte Romana”, que tiveram lugar em diferentes espaços dos municípios que integram o projecto “Marcos Históricos – Romanização”, dirigidas a público em geral, às famílias e a utentes que frequentam instituições dos três concelhos. Em Coimbra, as sessões decorreram na Casa Municipal da Cultura e na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) - Quinta da Conraria.

A iniciativa teve como objectivo dar a conhecer, de uma forma pedagógica, a construção de mosaicos romanos com tesselas (pequenas peças cúbicas em rocha calcária, vidro corado, cerâmica entre outros, que os Romanos agrupavam e compunham segundo um desenho elaborado como um puzzle, unidas por um cimento, construindo um mosaico ou obra mosaica).

Produzida pela empresa “Décadas de Sonho”, esta exposição resulta de uma parceria entre os Municípios de Coimbra, Penela e Condeixa-a-Nova (Parceiro Líder), no âmbito do projecto “Marcos Históricos – Romanização”, financiado por fundos europeus, que visa promover a dinamização e o desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade de territórios, designadamente, através da sua qualificação e valorização turística.

Além de Coimbra, a exposição passará também por Condeixa-a-Nova e Penela.