O Dia Internacional da Tolerância, celebrado a 16 de Novembro, foi assinalado na Lousã com a inauguração simbólica de um mural com o rosto de Malala Yousafzai, uma figura incontornável na defesa da tolerância e igualdade.
Malala Yousafzai (nascida em 1997) é uma jovem paquistanesa que foi vítima de um atentado por defender a igualdade entre homens e mulheres, nomeadamente no acesso à educação. Com 17 anos, em 2014, foi a mais jovem personalidade a ser reconhecida com o Prémio Nobel da Paz.
A obra, promovida no âmbito do CLDS 4G “Lousã Activa”, foi elaborada pelos artistas Frederico Draw e Rodrigo Contra, com a colaboração de crianças e jovens do Concelho que se associaram a esta iniciativa que teve o apoio da Câmara Municipal, da ACTIVAR e da EDP que autorizou que esta intervenção de arte urbana fosse efectuada num posto de transformação, instalado na Rua António Zeferino Cândido, junto à Zona de Lazer da Quinta de São Pedro.
A celebração do Dia Internacional da Tolerância integra a iniciativa “7 Dias pela Igualdade”, na qual serão assinalados os três anos da proclamação e assinatura dos Direitos Sociais fundamentais na União Europeia e seis dias Internacionais: Dia da Tolerância, Dia da Memória Transgénero, Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Dia das Cidades Educadoras, Dia da Pessoa com Deficiência e Dia do Voluntariado.