Dança do Rei David, Braga

Dança do Rei David, Braga
Fotografia: Associação de Festas de São João de Braga

Um dos pontos centrais do desfile das festas de São João de Braga é em torno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de D. Diogo de Sousa. A cidade é extensamente decorada, desde as mais importantes ruas do centro histórico, passando pela principal artéria da cidade, a Avenida da Liberdade, e culminando no parque da Ponte.

A dança do Rei David é das tradições mais relevantes das festas de São João em Braga. Muitas vezes associada ao auto do Carro dos Pastores, tem também origem nos quadros exibidos nas procissões sanjoaninas do período barroco, discutindo-se a influência que poderá ter recebido da Mourisca, com cuja configuração detém semelhanças. Trata-se, provavelmente, da tradição mais antiga associada aos festejos bracarenses, tendo mantido uma regularidade assinalável quer quanto à música, quer quanto à forma.

A origem da dança do Rei David, que já se tornou no maior ícone das festas sanjoaninas, continua por apurar. São muitas as pessoas que a remetem para o século XVI, nomeadamente para a época Mourisca, que inicialmente lhe deu nome. Nos primeiros tempos, esta dança incorporava a Procissão do “Corpus Christi”. Quando a Igreja Católica proibiu as danças e exibições profanas nessa soleníssima procissão, a dança passou a ser chamada por Dança do Rei David, supostamente associado à popularidade dos temas bíblicos e teológicos, muito divulgados em Portugal nos finais do séc. XV.

Toda a sua popularidade entra também nos instrumentos musicais usados na dança, juntando ao violino, bandolim e violão, o cavaquinho, a viola braguesa e os ferrinhos, estes últimos pertencentes à tocata tradicional de Vila Verde.

A dança é composta por 13 elementos, um dos quais o Rei David, que se destaca ao centro. O grupo está dividido em duas filas de seis elementos cada. Cada fila tem um guia, que a sua missão é iniciar a dança e interagir com o Rei. A canção que acompanha a dança é constituída por “duas partes de doze compassos binários”. O protagonista da dança representa a destacada figura bíblica do pastor que se tornou monarca do Povo de Deus ao derrotar o Golias: o Rei David.

Texto original de Sandrine Borges.