Dia do Saxofonista na Biblioteca Municipal de Coimbra

Dia do Saxofonista na Biblioteca Municipal de Coimbra
Foto: DR

Dia do Saxofonista na Biblioteca Municipal de Coimbra

 

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra comemorou ontem, dia 6 de Novembro, o Dia do Saxofonista, com um concerto protagonizado pelo Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra (OSC). O concerto, de entrada livre, realizou-se às 18h00, na Sala de Empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), numa acção desenvolvia pelo serviço de Audiovisuais da BMC.

 

O Quarteto de Saxofones da OSC é um grupo de música de câmara com vários anos de experiência. Criado a partir da formação da OSC (orquestra com cerca de 50 músicos), o quarteto é constituído por quatro músicos, sob a orientação do professor António Alves. A sua criação surge devido aos inúmeros pedidos que a OSC teve para se fazer representar por um grupo mais pequeno. A sua versatilidade e a sua sonoridade fazem com que seja um dos grupos mais requisitados da Orquestra e muito apreciado pelo público.

 

O Dia do Saxofonista é celebrado a 6 de Novembro, numa evocação à data de nascimento do inventor do instrumento, o belga Adolphe Joseph Sax (n.1814 – m.1894) que, em 1840, em Paris, criou o saxofone a partir da ideia de adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide. O saxofone tornou-se um instrumento indispensável em qualquer tipo de agrupamento musical devido à sua versatilidade e beleza tímbrica.