Eventos como forma de promover o património

Eventos como forma de promover o património
Fotografia: D.R.

Descla (D) – Durante o ano de 2016, a Câmara Municipal de Elvas dinamizou a cidade de Elvas com vários eventos. Que aspetos positivos retira destas iniciativas?

Nuno Mocinha (NM) – A área dos eventos foi estratégica para a Câmara Municipal em 2016 e continuará a ser em 2017 porque são também estas as iniciativas que reforçam a imagem e o posicionamento do concelho enquanto um concelho dinâmico, jovem, cosmopolita. A atração de pessoas de fora do concelho e a importante participação dos nossos munícipes, que conseguimos com estes eventos, são elementos fulcrais para o crescimento económico e turístico da cidade.

Eventos como o Carnaval Internacional de Elvas, a Semana da Juventude e Académica de Elvas, a Feira Medieval, o São Mateusou a Pista de Gelo são apenas os mais mediáticos e grandiosos eventos. A par destes e das várias visitas gratuitas à cidade, apostamos no teatro e na música e envolvemo-nos em diversas iniciativas de associações elvenses que dinamizam a cidade.

D – No ano passado, foram assinados acordospara a instalação de uma rede wi-fi e para a concessão do Convento de São Paulo. Para quando está prevista a colocação em prática destes acordos?

NM – Entre 2017 e 2018. Elvas foi o município que tomou a dianteira em ambas as questões. No caso do investimento do grupo Vila Galé conseguimos, no espaço de dois meses após a celebração do protocolo e da abertura do concurso público, assinar o contrato para a existência de mais uma unidade hoteleira de 4 estrelas que criará postos de trabalho e contará com uma sala de congresso, um SPA e 2 restaurantes. Uma infraestrutura preparada para acolher mais turistas e ainda mais eventos. Relativamente ao acesso wi-fi gratuito no centro histórico, está previsto que seja implementado já em 2017. Uma vez mais, Elvas vai ser pioneira nesta medida e a aposta na nossa cidade é algo que nos orgulha e que demonstra que as entidades estão atentas ao trabalho que temos vindo a desenvolver, provando que somos uma cidade de futuro, na qual vale a pena investir, viver e conhecer.

 

D – Esta aposta na modernização e na revitalização do património de Elvas é para manter?

NM – A revitalização do património de Elvas é e continuará a ser uma aposta da Câmara Municipal. Elvas possui um vasto e riquíssimo património arquitetónico civil, militar e religioso, que queremos manter vivo e visitável;daí esta aposta em fazer de Elvas uma Smart City e em revitalizar o nosso património. Somos uma cidade com o selo da UNESCO. Maximizar estas potencialidades é uma prioridade que estamos seguros irá potenciar o turismo e o desenvolvimento económico da cidade.

 

D – Como perspetiva o ano de 2017 para o Município de Elvas?

NM – O crescimento turístico que registamos em Elvas durante o ano de 2016 leva-nos a encarar o ano de 2017 de forma muito positiva. Como costumo dizer, o caminho faz-se caminhando e os projetos em curso permitem-nos olhar para 2017 como um ano de crescimento económico, com captação de novos investimentos e criação de novas oportunidades de emprego. Temos hoje mais condições que no passado para projetar a cidade e as suas enormes mais valias em todos os domínios.

 

D – Que mensagem gostaria de deixar para todos aqueles que ainda não conhecem a cidade de Elvas?

NM – Que venham por uma razão e fiquem pelas muitas que aqui vão descobrir. Que venham conhecer as nossas gentes e comprovem por suas razões que dão aos elvenses tanto orgulho na nossa cidade. Somos uma cidade riquíssima em termos de património, cultura e gastronomia e com gente que mantém com orgulho vivas as tradições e os costumes do Alentejo.