Direcção-Geral do Património Cultural distingue o Carnaval de Torres Vedras

Direcção-Geral do Património Cultural distingue o Carnaval de Torres Vedras
Foto: DR

No dia 22 de Outubro, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, esteve presente nas comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

A presidente da Câmara Municipal recebeu da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, uma placa que distingue o Carnaval de Torres Vedras como uma das manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).

Esta distinção ocorreu no terceiro momento da programação “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”, que teve lugar no Museu do Traje. A placa comemorativa ficará exposta no Centro de Artes e Criatividade.

A aprovação do registo do Carnaval de Torres Vedras no INPCI, pela Direcção-Geral do Património Cultural, foi dada a 25 de Março de 2022. Na ficha de património imaterial pode ler-se “que a singularidade da festa consiste” no facto de serem dois homens a desempenhar os papéis de Rei e Rainha, na existência de uma “dinastia” dos títulos dos reis, na matrafona como fenómeno social e colectivo, no ritual de chegada dos Reis à Estação Ferroviária e na entrega das chaves da Cidade.