“Douro all around wine”

“Douro all around wine”
Fotografia: D.R.

Toda a CIMDOURO é Cidade Europeia do Vinho durante este ano de 2023, que começa agora! Além de Moimenta da Beira, outros 18 municípios integram a comunidade. São eles: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Todos, em conjunto, trabalharam para um projecto único e integrador para a região. Deram-lhe um nome, “Douro all around wine”, e candidataram-no a Bruxelas, que o aprovou como Cidade Europeia do Vinho para 2023.

“A Valorização do território, do sector da vinha e do vinho e a afirmação do turismo na região, são as principais linhas deste projecto, apostando no envolvimento de entidades públicas e privadas numa estratégia concertada e orientada para um objectivo comum: Afirmar o Douro”, explicam os promotores, que asseguram que “o nome Douro, reconhecido internacionalmente, terá a capacidade, desde logo, de conferir à Cidade Europeia do Vinho uma notoriedade e uma atractividade única. Associado a um plano de actividades rico e a uma calendarização intensa, a candidatura do Douro irá oferecer 12 meses de experiências, 12 meses de sensações, 12 meses de razões para visitar, conhecer e provar o vinho do Douro”.

A Cidade Europeia do Vinho, este ano de 2023, vai afirmar-se, num contexto de globalização, num destino capaz de gerar e acumular qualidade de vida e sustentabilidade, economia e geração de riqueza, conhecimento, inovação e criatividade. Neste sentido, aliar a imagem do Vinho, numa visão de consumo consciente e moderado, aos eventos de grande mobilização cultural, desportiva, gastronómica e recreativa, constituir-se-á como um factor de diferenciação inegável. Além da projecção de imagem da cidade, da vila e da região enquanto mobilizadora de responsabilidade social e de consumo responsável, estes eventos regulares de grande projecção mediática nacional e internacional, capazes de atrair fluxos turísticos específicos, permitem aumentar as receitas turísticas e melhorar o saldo da balança de serviços e, consequentemente, da balança de pagamentos nacional com impacto directo nos investidores locais.