Elite mundial da Columbofilia reunida em Mira a 21 de Setembro

Elite mundial da Columbofilia reunida em Mira a 21 de Setembro
Foto: DR

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) tem o prazer de anunciar os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2024, que se realizam no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar (Mira), no próximo dia 21 de Setembro. Este evento promete ser uma celebração imperdível da columbofilia a nível mundial.

 

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2024 contarão com a participação de mais de mil pombos de 35 países, incluindo Portugal, Bélgica, Alemanha, China, Estados Unidos, entre outros. No total, estarão em disputa oito prestigiadas competições, destacando-se o FCI Campeonato do Mundo e do Mundo Jovens, o FCI Campeonato da Europa e da Europa Jovens, o Torneio Ibero Latino-Americano – AILAC, o FCI Grand Prix, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens. Com um total de 140 mil euros em prémios, o FCI Grand Prix destaca-se com um prémio de 57.500 euros para o vencedor da final.

 

“É com grande entusiasmo que realizamos mais uma edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. Este evento é uma celebração do desporto columbófilo e uma oportunidade única para mostrar o talento dos nossos pombos-correio”, afirma José Luiz Jacinto, presidente da FPC, acrescentando que esta competição se destaca pela presença de columbófilos e pombos-correio de todo o mundo, tornando Mira “o centro global da columbofilia e celebrando a diversidade e o espírito competitivo que une esta grande comunidade internacional”.

 

"É com grande orgulho que Mira acolhe mais uma edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia, fruto de uma colaboração estreita entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Columbofilia. Este evento sublinha a importância de Mira no panorama internacional da columbofilia. É com este espírito que a autarquia tem sido um parceiro activo na realização deste tipo de provas, pelo que este ano faremos de tudo para que o evento volte a ser um sucesso", garante Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira.

 

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia contam com o apoio da Câmara Municipal de Mira e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), assim como com o patrocínio das empresas Asas D'ouro, Benzing, Quinta da Lagoa e Zoopan.

 

Os pombos-correio que vão participar nas competições foram cuidadosamente treinados no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova ao longo dos últimos meses. Serão soltos na localidade de Azinhal, no Algarve, ao nascer do dia 21 de Setembro, e percorrerão uma distância de cerca de 400 quilómetros até Mira. Estima-se que a sua chegada aconteça por volta da hora do almoço.

 

Para acolher os milhares de columbófilos e entusiastas da modalidade esperados está a ser preparada uma grande festa. Haverá um espaço dedicado às crianças, diversas barraquinhas, tasquinhas e animação musical.

 

Programa do Evento:

 

11:00 - Receção às Entidades Oficiais | Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova (CIGVN)

 

11:30 - Cerimónia de abertura e Apresentação dos Países | CIGVN

 

13:00 - Chegada prevista dos pombos-correio | CIGVN

 

19:30 - Jantar de Encerramento e Cerimónia de Entrega de Prémios | Quinta da Lagoa

 

Sobre a FPC:  A FPC é a principal entidade dedicada à promoção e organização da Columbofilia em Portugal. Com um legado de excelência na competição e no cuidado dos pombos-correio, a FPC é um pilar fundamental da comunidade columbófila nacional e internacional. É uma entidade com estatuto de utilidade pública e utilidade pública desportiva. Tem como principais premissas da sua atividade a promoção, a protecção e a regulamentação da Columbofilia em Portugal.  

 

Sobre o pombo-correio: Os pombos-correio são verdadeiros atletas alados, conhecidos pela sua capacidade de percorrer grandes distâncias em tempos impressionantes. Com um peso médio entre 425 e 525 gramas, estas aves podem cobrir distâncias de até 1000 quilómetros num só dia, atingindo velocidades superiores a 90 km/hora.

 

Mais informações em FP Columbofilia.