Dia da Criança em Viseu
Parque Urbano de Santiago, Museus Municipais e Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva são espaços que receberão as crianças neste dia que lhes é dedicado.
No dia 1 de Junho é assinalado o Dia Mundial da Criança. Na Cidade-Jardim, o Município de Viseu preparou um conjunto de actividades e iniciativas para que os mais pequenos e as suas famílias possam desfrutar, seja nos Museus Municipais, na Biblioteca D. Miguel da Silva ou no Parque Urbano de Santiago.
Para os fãs das actividades ao ar livre, o Parque Urbano de Santiago será uma opção obrigatória. Neste dia, entre as 16 e as 20 horas, haverá actividades de dança, ténis e karaté. Não faltarão também, para os mais aventureiros, os circuitos de obstáculos, assim como os cicláveis, com bicicletas, tricicletas, handybike, cadeira de rodas e karts a pedais.
Neste espaço verde de Viseu, as crianças e jovens poderão ainda contactar com diferentes entidades e autoridades oficiais, nas áreas da Segurança, da Saúde, da Protecção Civil ou Militar, conhecendo assim diferentes veículos e equipamentos, equipas e missões, numa vertente lúdica, mas igualmente pedagógica. Marcarão presença a Polícia Municipal de Viseu, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Infantaria nº14, os Bombeiros Sapadores de Viseu, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu e a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Vale do Dão.
A par do desporto e da actividade física, partir à descoberta dos Museus Municipais é outro dos desafios que este Dia promove.
No Museu do Linho de Várzea de Calde, haverá lugar a uma leitura de contos pela autora Ascensão Lopes, intitulados “Márcio e o Irmão” e “A Quinta do Tio Zeca”; jogos tradicionais, como macaca, elásticos, saltar à corda e lançamento do peão; e ainda uma oficina criativa, com a construção de um castelo e um puzzle associados aos contos ouvidos.
Já na Casa da Ribeira, o dia será dedicado aos trabalhos manuais. “O meu carrossel sustentável” é o nome da actividade que as crianças poderão realizar, na qual, recorrendo a materiais recicláveis, como CD’s velhos, rolhas de cortiça, garrafas pet e cartão, irão construir o seu próprio brinquedo artesanal.
“Livro de Artista” é a oficina proposta pelo Museu Keil Amaral. Pelas 10H30 e 15 horas, os petizes irão criar uma composição abstracta que depois de transformada em livro dará origem a 8 páginas/composições únicas. Para isso, terão de recorrer a várias técnicas, como a pintura, a transferência de fotocópias, o uso de moldes ou o desenho.
Já o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho promoverá visitas guiadas à exposição permanente e à temporária (O Berço do Quartzo). Receberá ainda um grupo de crianças de uma escola de Viseu para uma visita guiada à exposição “Vendo a Terra nos Ombros do Gigante”, na qual os pequenos poderão realizar um conjunto de experiências.
Por último, o Museu Almeida Moreira vai proporcionar um peddy-paper pelas ruas de Viseu, ao mesmo tempo que se revelarão muitos segredos e histórias da “Melhor Cidade para Viver”.