Em estreia absoluta no CCVF "eRrAdO" quer instigar a capacidade crítica das crianças

Em estreia absoluta no CCVF "eRrAdO" quer instigar a capacidade crítica das crianças
Fotografia: D.R.

No caminho trilhado por este "eRrAdO", a Plataforma285 propôs-se a criar um espectáculo de elogio ao erro, procurando um espaço para experimentar sem ter que acertar ou cumprir objectivos concretos. Logo surge um problema: será que estão no caminho certo? A solução também não tarda: criar um lugar de teste num lugar seguro para errar como o CCVF. Onde se prepara para se apresentar em estreia absoluta de 15 a 21 de Junho, com destaque para a sessão do dia 17, sábado, às 16h00, especialmente dedicada às famílias.

Colar sem nexo, pintar por fora das linhas, escrever palavras que não existem, cantar em línguas inventadas: o que querer mais? As perguntas são infinitas, o mundo não para de crescer e cada dia descobrem-se mais cores: pode haver melhor que isto? 

“eRrAdO” é assim um elogio ao erro, à tentativa, ao espaço para experimentar sem ter que acertar ou ter respostas concretas. Por isso mesmo, este espectáculo experimenta, investiga outras formas, novas formas, formas ilimitadas, formas mais do que erradas, talvez não muito certas. 

E porque não há uma forma certa de se ser e se pode falar de várias maneiras, “eRrAdO” é um espectáculo com Língua Gestual Portuguesa e todas as sessões são descontraídas, que é como quem diz, todos podemos falar, mexer e até sair da sala se o desconforto for sentido. 

Dirigido às crianças a partir dos 3 anos de idade, “eRrAdO” é assim apresentado ao público em geral, nomeadamente a famílias, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor a 17 de Junho, às 16h00, estando os bilhetes disponíveis pelo valor de 2 euros, podendo ser adquiridos online em aoficina.pt ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO). “eRrAdO” é também apresentado entre 15 e 21 de Junho em diversas sessões dedicadas a escolas e instituições de Guimarães, integrando a programação de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina. 

Este espectáculo é uma criação da Plataforma285, co-produzido pel’ A Oficina, pelo Cineteatro Louletano, pelo Teatro Curvo Semedo, pelo Teatro Aveirense, e pelo Teatro Municipal do Porto. Conta com a co-criação, texto e interpretação de Raimundo Cosme, co-criação e interpretação em Língua Gestual Portuguesa por Valentina Carvalho, co-criação, sonoplastia e texto de Conan Osiris, e co-criação e cenografia de Sara & André. 

A pensar no público pré-escolar, a Plataforma285 contou também com escolas como parceiras desta aventura. Durante o mês de Maio, em período de residência abriram portas para conversar com turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, com crianças Surdas e ouvintes, para que estes pudessem esclarecer, apoiar e, em conjunto, errarem mais e melhor.

A Plataforma285 é um colectivo multidisciplinar de criação, fundado em 2011, com o intuito de criar espectáculos de teatro. Trabalhando em regime de colaboração criativa, a companhia desenvolveu 19 criações. "Parece um Pássaro", "Os Livros do Rei", "A Árvore Branca", "No Escuro" e "Primeiro Andamento" são os espectáculos pensados para a infância onde se procura instigar o questionamento e promover a diversidade.