Experiência positiva para os portugueses na Taça de Espanha de BMX

Experiência positiva para os portugueses na Taça de Espanha de BMX
Fotografia: D.R.

A Seleção Nacional de BMX participou com nove jovens nas provas da Taça de Espanha de BMX que se disputaram, neste fim de semana, na região de Múrcia, e o desempenho foi auspicioso.

Ao longo das duas rondas da competição espanhola, os portugueses conseguiram passar as primeiras fases de qualificação, chegando às meias finais em todas as categorias em que competiram.

Destacou-se o cadete Leonardo Carmo, sétimo na prova de sábado e oitavo no domingo. Na mesma categoria, Lourenço Hartel esteve perto das finais, sendo o nono classificado nas duas etapas.

A júnior portuguesa Rita Xufre foi uma das quatro participantes na prova de categoria absoluta, juntando ciclistas de elite e juniores. Foi terceira classificada nos dois dias e, apesar da juventude, o selecionador nacional, Alexandre Almeida ficou satisfeito: “adaptou-se bem à categoria júnior, andou sempre na luta”.

Menção ainda para o júnior Bernardo Rocha, que competiu na categoria absoluta. Foi nono em ambos os dias. “Revelou falta de ritmo, devido a uma lesão recente. Entrava na reta da meta em condições de apurar-se para a final e ‘morria na praia’, baixando de terceiro a quinto, por falta dessa condição física”, explica Alexandre Almeida.

A Seleção Nacional competiu com nove corredores na Taça de Espanha: os juniores Édi Barradas, Rita Xufre, Bernardo Rocha e Martim Almeida, os cadetes Guilherme Paixão e Sebastian Ellis, Leonardo Carmo e Lourenço Hartele o juvenil André Muller.

O selecionador nacional ficou satisfeito com a prestação de todos, “numa pista que não nos beneficia, pois exige um arranque em grande potência e porque ainda estamos numa fase prematura da preparação. Os desempenhos são, no entanto, motivadores e dão moral para termos objetivos mais ambiciosos nas próximas participações internacionais”.