Exposição assinala centenário do porto de Setúbal
A importância da parceria entre a Câmara Municipal e a administração portuária para reforço da ligação da cidade ao rio foi destacada ontem pelo presidente da autarquia, André Martins, na inauguração de uma exposição comemorativa do centenário do Porto de Setúbal.
Os golfinhos do Sado e os vários tipos de navios e embarcações de pesca e de recreio que navegam nas águas do estuário, com a cidade e a serra como cenário, são retractados em duas dezenas de pinturas na mostra “Porto de Setúbal – 100 anos de História, Imagens que ficam” da autoria de Eddy Van Calsteren, pintor belga residente em Setúbal.
“Dá para perceber que o autor destas bonitas imagens conhece relativamente bem a cidade e a região. É um privilégio ver alguém que não é da cidade reproduzir aquilo que de mais bonito nós temos. Com este trabalho promove-se bem Setúbal”, destacou o presidente da Câmara Municipal, André Martins, na cerimónia de inauguração.
O autarca enalteceu o contributo da actividade portuária para o desenvolvimento da região ao longo dos cem anos de história do porto de Setúbal e sublinhou “o trabalho conjunto em benefício do território setubalense” realizado pela Câmara Municipal e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, o qual permitiu “reforçar a ligação da cidade ao rio”.
A exposição “Porto de Setúbal – 100 anos de História, Imagens que ficam” integra o programa das comemorações do centenário do porto, que contempla várias actividades nos meses de Abril e Maio.
De acordo com o presidente da APSS, Carlos Correia, a mostra, patente até 29 de Abril no Forte de Albarquel, é “uma homenagem a um porto que se tem desenvolvido em harmonia com a cidade e valorizando o património, a natureza e os ecossistemas circundantes, integrando-se numa das mais belas baías do mundo”.
As vinte aguarelas de Eddy Van Calsteren mostram “não só a beleza da cidade e do estuário, como também as raízes do porto, da convivência dos navios, embarcações de pesca e de recreio com o rio Sado e a serra da Arrábida, marcando uma coexistência pacífica e benéfica para o desenvolvimento da cidade”, apontou Carlos Correia.
O programa do centenário inclui ainda visitas aos terminais portuários, workshops, oficinas de serigrafia e de gravura criativa e, a 3 de Maio, a conferência “Investir, inovar e descarbonizar – Inovação e Sustentabilidade”, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Além do autor da exposição, Eddy Van Calsteren, que agradeceu a oportunidade de expor as aguarelas que pinta e divulga nas redes sociais sobre “esta bela baía de Setúbal”, a cerimónia de inauguração contou com a presença do embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier.
A mostra “Porto de Setúbal – 100 anos de História, Imagens que ficam”, de entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.