Exposição “Silêncios Inquietantes” sensibiliza para a temática da violência contra idosos

Exposição “Silêncios Inquietantes” sensibiliza para a temática da violência contra idosos
Foto: DR

Educação / Lazer

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento activo, e em estreita articulação com a Comissão Municipal de Protecção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC) e com o grupo de trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social de Coimbra, vai inaugurar no próximo dia 17 de Junho, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a exposição “Silêncios Inquietantes”, que vai ficar patente do átrio do edifício dos Paços do Concelho até ao dia 24 de Junho. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente a 15 de Junho.

 

A exposição conta com o contributo, envolvimento e participação activa de diversas pessoas idosas e de entidades locais que, directa ou indirectamente, trabalham em prol da população sénior. A exposição reúne um conjunto de fotografias de pessoas idosas residentes no concelho, que aceitaram o desafio de serem as protagonistas desta iniciativa, bem como pequenas frases alusivas à temática da violência contra pessoas idosas.

 

A exposição vai estar patente no átrio do edifício dos Paços do Município, de 17 de Junho a 24 de junho, de modo a possibilitar que o público em geral a possa visitar. Pretende-se que, durante este ano, faça ainda uma itinerância por todas as entidades que a pretendam expor. Com esta iniciativa, pretende-se, fundamentalmente, apelar a todas as entidades e à comunidade em geral para que tenham um papel mais activo e interventivo por todas as causas que dignifiquem as pessoas idosas.

 

A iniciativa tem, também, o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa ("The International Network for the Prevention of Elder Abuse"), que se comemora, anualmente, a 15 de Junho.

 

Website