FBAC promove oficinas criativas gratuitas com artistas para migrantes e não migrantes
23 e 30 de Setembro, 7 e 14 de Outubro (sábados, 10h00 às 12h30)
Fórum Cultural de Cerveira
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai dinamizar, nos meses de Setembro e Outubro, oficinas criativas de cerâmica, gravura e serigrafia, orientadas pelos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros. Promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a iniciativa insere-se no projecto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho” e destina-se a adultos, migrantes e não migrantes.
As oficinas criativas “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho” têm como objectivo estreitar laços e promover o diálogo intercultural entre cidadãos com diferentes histórias de vida e geografias que estejam interessados em fazer parte da comunidade e expandir horizontes através da experimentação de práticas artísticas.
“Importa promover o acolhimento e a integração destas diferentes comunidades que escolheram Vila Nova de Cerveira e o Alto Minho para viver e acreditamos convictamente que podemos fazê-lo através da cultura e das artes. Além disso, este projecto enquadra-se na nossa estratégica de revitalização das oficinas do Fórum Cultural de Cerveira e de proporcionar o contacto directo com os artistas”, afirma o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Rui Teixeira.
Ao longo das quatro sessões de oficinas, que decorrerão nos sábados 23 e 30 de Setembro, 7 e 14 de Outubro (10h00 às 12h30) o público poderá experimentar os processos criativos das técnicas de cerâmica, gravura e serigrafia, sob orientação dos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros, respectivamente.
A participação é gratuita, mediante inscrição na página www.bienaldecerveira.pt, e encontra-se sujeita a um máximo de 20 participantes por oficina. As sessões contarão com o apoio de tradução simultânea nas línguas de português e inglês.
De referir que o projecto irá terminar no final do ano com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em atelier e com a apresentação de um pequeno documentário do projecto.
Esta iniciativa insere-se na acção da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira "Animação Territorial Intercultural" no âmbito do projecto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), sendo cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). Como acção global, o projecto tem como objectivo a promoção de diversas iniciativas que facilitem a inclusão de estrangeiros residentes no Alto Minho.