Feira do Livro de Évora, junto ao Templo Romano | De 13 a 21 de Abril

Feira do Livro de Évora, junto ao Templo Romano | De 13 a 21 de Abril
Foto: DR

FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA REGRESSA EM ABRIL

DE 13 A 21 junto ao Templo Romano

 

A autora Ana Markl e o poeta João Luís Barreto Guimarães são duas das presenças que marcam a abertura da Feira do Livro de Évora, no próximo dia 13 de Abril. Desde esta data, até 21 de Abril, muitos outros nomes preenchem o programa literário da iniciativa.

 

À volta do eborense A. M. Galopim de Carvalho decorrem várias actividades e este apresentará, na Feira, o seu mais recente livro. A escritora e argumentista Sara Rodi, também nascida e com raízes em Évora, irá estar presente para um encontro com os seus leitores e para uma sessão de autógrafos. O mesmo fará o escritor de policiais, Nuno Napumoceno.

 

Adicionalmente, são alvos de acções de homenagens póstumas o dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e o escritor Luís Carmelo, este natural de Évora.

A maratona de leitura transfronteiriça, uma das iniciativas que já tem lugar de destaque na Feira do Livro, vai também voltar nesta edição, este ano com a participação de alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida.

 

A par desta última, em todas as actividades, a escrita, a leitura e a narração oral sustentam a programação da Feira do Livro. Esta inclui apresentações de livros, mesas-redondas, oficinas, performances, sessões de histórias, entre outras propostas, destinadas quer ao público em geral, quer ao público infantil, em contexto escolar e também familiar.

 

Mesmo os momentos de animação cultural têm um cariz literário bem patente, como é o caso dos dois espectáculos de rua agendados para o primeiro dia da Feira, 13 de Abril, um ao fim da manhã e, outro, ao final da tarde, protagonizados pela companhia Teatro Só, em que, respectivamente, uma história de amor e uma performance poética deslumbram os espectadores.

 

O espectáculo Ficheiros Secretos, programado para dia 15, no Teatro Garcia de Resende, que surge do livro homónimo do escritor e jornalista Luís Osório, é também uma criação cultural que se cruza com a literatura e que a Feira traz a Évora em 2024.

 

Livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país e diversas instituições, ocupam os espaços de venda e de exposição da Feira, no horário das 10h00 às 20h00, nos fins de semana, e das 11 às 20h00, nos dias de semana.

 

Promovida pela Câmara Municipal de Évora e realizada no Largo do Conde de Vila Flor, nas imediações do Templo Romano, a Feira tem como parceiros a Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Regista-se, também, a colaboração activa com outras instituições, como o Arquivo Distrital de Évora, o CENDREV, a Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a SOIR Joaquim António de Aguiar, a Sociedade Harmonia Eborense e a Escola de Artes da Universidade de Évora.