Festival de Piano de Oeiras reúne em Portugal nova geração de pianistas internacionais
Oeiras irá acolher, entre 2 e 30 de Julho, concertos de aclamados pianistas nacionais e internacionais. “Será uma oportunidade para os amantes da música clássica assistirem gratuitamente a espectáculos de conceituados artistas”, afirma Teresa da Palma Pereira, directora artística do Festival Internacional de Piano de Oeiras. Este ano será homenageado o maestro Rui Massena.
A VI edição do Festival Internacional de Oeiras – FIPO vai receber prestigiados nomes da música clássica, com a actuação dos melhores pianistas desta geração e de promissores talentos que têm já marcado o universo da música erudita. Os jovens Yoav Levanon e Yulianna Avdeeva irão juntar-se a Teresa da Palma Pereira, Javier Perianes, Rui Massena e Alexei Volodin no palco do Auditório Ruy de Carvalho, entre 2 e 30 de Julho. A formação de pianistas estará em destaque, com a realização de cursos de iniciação ao piano e de masterclasses desenhadas para estudantes nacionais e internacionais.
“A música clássica apresenta, actualmente, um conjunto de pianistas muito conceituados e premiados, mas temos também jovens com muito talento e com caminhos que, apesar de curtos, já lhes conferem não só o reconhecimento de especialistas da área como do público”, afirma Teresa da Palma Pereira, directora artística do FIPO, que irá iniciar o ciclo de concertos. “Esta será uma oportunidade única para os amantes deste género musical assistirem gratuitamente a espectáculos destes conceituados artistas em todo o mundo”.
Este ano o FIPO volta a apostar na formação de pianistas com a realização de vários cursos. O programa de iniciação ao piano decorrerá entre 5 e 14 de Julho, correspondendo a um plano intensivo para alunos de todas as idades que se queiram iniciar no piano ou relembrar fundamentos da teoria musical. Após o curso, será dinamizado o “Workshop de Música e Criatividade”, dando aos participantes a oportunidade de demonstrarem as competências adquiridas e de trocarem experiências com os colegas. Já as masterclasses serão leccionadas pelas pianistas Teresa da Palma Pereira e Yulianna Avdeeva a estudantes de música, com o objectivo de contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
“O FIPO é desde a sua primeira edição uma forma de dinamizar o sector cultural do concelho de Oeiras, sendo nosso objectivo proporcionar cultura à população e contribuir para o desenvolvimento do país através da força da arte”, afirma Teresa da Palma Pereira.