Fins-de-semana para toda a família no Museu do Oriente

Fins-de-semana para toda a família no Museu do Oriente

Para o mês de Novembro, o Museu do Oriente preparou um conjunto de oficinas que são verdadeiros desafios à imaginação. Um convite a divertidos momentos em família, nos fins-de-semana de Outono em que a chuva e o frio já espreitam lá fora.

Uma panóplia de papéis, coloridos, brilhantes, opacos, transparentes, macios ou ásperos, é o que os bebés até aos 12 meses vão descobrir na oficina “Papelada”, no sábado, dia 6 de Novembro, às 11.00. Com a ajuda dos pais, vão descobrir como transformar, dobrando, e explorar os sons, rasgando e amachucando os papéis, nesta oficina de estimulação visual, sonora e táctil.

No domingo, dia 7, às 11.00, “Histórias com… Pintura” revela “A lenda da deusa A-Má”, numa oficina para famílias com crianças maiores de cinco anos, que as desafia a explorar o seu lado mais artístico e criativo.

O fim-de-semana seguinte começa com uma sugestão para bebés entre os 12-36 meses, “Mãos que falam” (13 Novembro, 11.30), que mostra como as mãos também podem falar, pois afinal, levantamos a mão para chamar alguém, o dedo para perguntar e batemos palmas em sinal de alegria. Para os mais velhos, a partir dos seis anos, a sugestão é uma “Conversa com as peças!” (14 Novembro, 11.30), mais particularmente, com o Cavalo de Timor, em exposição no Museu do Oriente, ao qual poderão perguntar todas as questões que os inquietam a propósito deste curioso objecto.

No sábado, 20 de Novembro, são duas as sugestões para entreter os mais novos. De manhã, às 11.30, crianças entre os três e os cinco anos vão explorar a simbologia por detrás de um dos animais mais venerados no Oriente, na oficina “Aqui há gato!”. Da parte da tarde, a partir das 15.00, são os jovens entre os 7 e os 12 anos que vão descobrir “Quem foi Buda?”, numa oficina que integra uma vertente prática e criativa que estimula a assimilação e partilha dos conhecimentos.