Galeria Beltrão Coelho recebe a exposição "Saligia e a Tentação Original” de Fernando Lopes Neto

Galeria Beltrão Coelho recebe a exposição "Saligia e a Tentação Original” de Fernando Lopes Neto
Fotografia: D.R.

A Galeria Beltrão Coelho, em Lisboa, vai acolher mais uma exposição, desta vez, do artista Fernando Lopes Neto, intitulada “Saligia e a Tentação Original”.

O início da sessão de abertura, dia 12, teve lugar uma apresentação online feita pelo Dr. Filipe da Silva Carvalho, que deu o mote para a exposição que estará patente de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30, até dia 10 de Novembro 2023.

 

Fernando Lopes Neto nasceu em Lisboa no Verão de 1962, e cedo se apaixonou pelas Artes. Na Música, as musas não o bafejaram, quer na voz quer na noção de ritmo, o que o relegou para um simples ouvinte.

As Artes cénicas nunca o entusiasmaram, por entender que eram repetitivas e efémeras; morrendo ao cair do pano.

Apesar de admirar a estatuária e os capitéis e as suas folhas de acanto, a Escultura também nunca foi uma área a que se dedicasse.

A Literatura, por sua vez, despertou interesse constante e criou uma avidez por livros, o que levou, directamente, ao gosto pela escrita.

Quanto à Pintura, as suas vertentes sempre o cativaram pela variedade de expressões que a forma e a cor podiam representar e transmitir. 

 

Segundo Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho “É com enorme satisfação que acolhemos na nossa Galeria as obras de Fernando Lopes Neto, um grande artista e contador de histórias, que nos presenteia com estas magníficas pinturas tão realistas, de cores fortes e vivas sobre os sete pecados capitais. Acredito que ninguém ficará indiferente a esta exposição, que evidencia o seu talento e entrega a esta Arte como forma de comunicar”. 

O tema central desta exposição são os sete Pecados Capitais: Orgulho, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira e Preguiça. Quanto ao termo “Saligia” é precisamente resultado da junção das iniciais de cada um destes pecados em latim. Neste catálogo de exposição, os visitantes terão então o privilégio de poder apreciar oito pinturas a óleo sobre tela, a representar em detalhe cada pecado, e mais uma pintura, a “Tentação Original”, que retracta o pecado cometido por Adão e Eva, tendo por isso sido expulsos do Éden.

Uma viagem visual, sustentada com legendas ou memórias descritivas que permitem sempre ajudar na interpretação das pinturas.

 

“É usual dizer que nada surge por acaso e eu concordo. No meu caso particular, uso de forma leviana a escrita e a pintura para materializar ideias e pensamentos que se desenvolvem na minha mente. Quando, mais tarde, surge um texto, um conto, um esboço ou uma pintura não é mais do que um exorcismo que realizo, dando-lhe existência e libertando-me para novas situações em que o pensamento e o conhecimento possam ser imparciais e não arrastem âncoras que influenciem o que surgir e vier a ser desenvolvido no futuro.” explica-nos o artista.

Fernando Lopes Neto tem plena consciência que aquilo que considera obra nunca está terminado, no entanto, assume que quando decide finalizar sente-se mais leve. Refere ainda, que o amor pela arte fez dele um curador de um projecto sem fins lucrativos e cujo objectivo era o de ajudar os artistas plásticos, surgindo desta forma o Espaço Manchas de Tinta, que criou e colocou ao serviço dos seus pares.

De relembrar que a Galeria Beltrão Coelho foi criada com o intuito de promover e auxiliar o progresso da arte em todas as suas manifestações, entre elas, pintura, escultura, design, ilustração, cerâmica, fotografia, entre outros e defender os interesses dos artistas, proporcionando condições favoráveis para exporem os seus trabalhos sem contrapartidas.