Inaugurada a exposição de miniaturas de barcos de Manuel Oliveira

Inaugurada a exposição de miniaturas de barcos de Manuel Oliveira

Teve lugar, no passado domingo, dia 9 de Julho, no Estaleiro-Museu do Monte Branco, a abertura da exposição de miniaturas de barcos do artesão Murtoseiro Manuel de Oliveira, que ficará patente ao público até ao dia 31 de Agosto.

Para além do artesão, marcaram presença no evento o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, a Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, o Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, a Vereadora Fátima Arêde e amigos e familiares do Manuel Oliveira, onde se incluíam os artistas plásticos José de Oliveira e Emanuel de Oliveira, filho e neto, respectivamente, do criador.

No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a Manuel de Oliveira a disponibilidade para dar a conhecer as suas miniaturas, reconhecendo a qualidade e a minúcia do seu trabalho.  Saudou de forma especial a presença de José e Emanuel Oliveira, manifestando a sua satisfação pela circunstância da abertura da exposição reunir três gerações de artistas Murtoseiros.

A inauguração da mostra coincidiu, simbolicamente, com a celebração do primeiro aniversário da abertura do centro interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco, ocorrida no dia 9 de Julho de 2022.

MANUEL OLIVEIRA

Manuel Augusto de Oliveira nasceu na Murtosa no dia 20 de Março de 1942. Após ter concluído a 4º classe, foi trabalhar, com o seu pai, na apanha do moliço.

Aos vinte anos partiu para a pesca longínqua do bacalhau, nas embarcações da empresa SNAB (Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau), actividade a que se dedicou durante nove anos.

Após ter deixado a pesca do bacalhau, ingressou nos quadros do Estaleiro Naval de São Jacinto, onde trabalhou durante 25 anos. Começou como operador de máquinas, tornando-se, depois, encarregado da secção de marinharia e manobras. Trabalhou, ainda, durante três anos na empresa Godinho.