Inside Out: festival gratuito marca o início do Verão dentro e fora da Culturgest

Inside Out: festival gratuito marca o início do Verão dentro e fora da Culturgest
Fotografia: Renato Cruz Santos e Macedo Cannatà

Pelo terceiro ano consecutivo, a Culturgest dá as boas-vindas ao Verão, estendendo as suas fronteiras e ocupando novos espaços – dentro e fora de portas, com o Inside Out, que marca também o fim da temporada. De 25 de Junho a 9 de Julho, há dança, música, teatro, cinema, conversas e exposições, tudo com entrada gratuita.

Neste festival com várias estreias, no teatro, é apresentado, em estreia absoluta, de Manifestos para Depois do Fim do Mundo, d'Os Possessos, uma performance feita durante um percurso por diversos espaços, cenários da leitura de manifestos intimista e libertador com mensagens de esperança. Na dança, a estreia de quatro Novas Criações PACAP Forum Dança de: Vermelho Beats, de María Ibarretxe (ES), please kick me out before I get in, de Silvana Ivaldi (PT/IT), POOF, de Connor Scott (UK) e Animate, Intimate (AI): Cycle 1 - Points of Encounter/Puente de Encuentros [before before before wonderland fell an orgasm was denied], uma performance duracional de Estrellx Supernova (EUA/GUAT), e que acontecem em espaços - alguns mais desconhecidos pelo público - como a garagem, o lago do Jardim Caixa, as galerias e outros espaços no interior e exterior da Culturgest.

Na música, são reveladas as primeiras faixas de Connection, novo álbum de Marc Ribot's Ceramic Dog, que será lançado em Junho, com músicas inéditas e há ainda oportunidade de ouvimos João Penalva a assobiar a totalidade de A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, numa proeza épica.

Ailton Krenak e Valter Hugo Mãe conversam sobre o Futuro Ancestral: uma conversa para adiar o fim do mundo onde se desdobrará a noção de Futuro Ancestral. No início deste encontro, é exibida a curta-metragem documental brasileira, 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis, de Andrea Flores Urushima, Cesar Shundi Iwamizu e Nelson Kao.

Desvendamos os segredos da Colecção da CGD, com visitas às reservas, espreitamos as obras de pintura de Sónia Almeida e de escultura de Ana Santos, e há ainda tempo para aprender a dançar novas coreografias, com o Bal Moderne, ao ar livre, no Jardim do Palácio Galveias.

Passando dos espaços físicos para o online, há também o terceiro Jogo Cruzado - parceria entre a Culturgest, o gnration e o Canal180 - que inclui um filme de Sophie Clements que serviu de base para a realização de uma composição musical de Ben LaMar Gay e uma banda-sonora de Xexa dá origem a um filme de Ana Carvalho.

Ao longo de quinze dias são apresentados espetáculos de dança e teatro, um concerto, uma instalação sonora e muito mais nos espaços da Culturgest e à volta do Edifício-Sede da Caixa Geral de Depósitos. Um programa para todas as pessoas com entrada gratuita em todas as actividades.