“O Porto em Miniaturas” mantém-se no Ateneu até final de Fevereiro

“O Porto em Miniaturas” mantém-se no Ateneu até final de Fevereiro
Fotografia: D.R.

Miniaturizados em escala, mas com grande capacidade de atracção, ainda assim. Dezassete conjuntos de monumentos icónicos da cidade foram transformados pelo Ateneu Comercial do Porto em exposição, graças à arte e à criatividade de um ourives joalheiro da “Invicta”. E a adesão do público fez prolongar a mostra, inicialmente programada até final deste mês, ao último dia de Fevereiro.

“O Porto em miniaturas” é o espelho de um só homem, Licínio Sousa. Que depois de se ter feito ourives joalheiro ao longo de uma vida, dedicou o seu apogeu a outro dos amores do seu percurso: a sua terra. O que o levou, já na reforma, a recriar, ano após ano, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a Feitoria Inglesa, a Ribeira e as pontes (incluindo a das Barcas e a Pênsil), os Paços de Concelho, a Livraria Lello, o Café Majestic, o Marégrafo da Foz do Douro e até os pitorescos Sanitários do Passeio Alegre, entre outros marcos portuenses.

A metrópole que foi este ano eleita como Melhor Destino de Cidade do Mundo nos World Travel Awards é, na visão do mestre Licínio, um sítio também feito de memórias. Como se pode comprovar pela forma como replicou com rigor assinalável o antigo edifício do Palácio de Cristal (desaparecido em 1951), recorrendo a fotografias antigas.

“Um vizinho carpinteiro cedia-lhe as madeiras de que precisava – teca, faia, mogno… –, um outro amigo ajudava-o a resolver alguns imbróglios mecânicos ou eléctricos, a mulher e o filho asseguravam as pinturas. E ao cabo de meses e meses de trabalho as peças iam tomando forma. Na sua casa foi construindo um pequeno museu que fazia as maravilhas de todos quantos o visitavam”, recorda Manuel de Sousa, historiador, especialista na(s) história(s) do Porto.

São algumas destas peças em exposição ao público. Graças ao filho do autor, que transporta igualmente o nome e o legado do progenitor.

Em muitos casos, as maquetes incluem curiosos pormenores interiores – a escadaria da Livraria Lello, a Sala da Sessões da Câmara do Porto, o hall da Estação de São Bento ou o Salão Árabe do Palácio da Bolsa –, ora iluminados, ora animados mecanicamente, nota Manuel de Sousa, que será cicerone nalgumas visitas guiadas nesta mostra do Ateneu Comercial do Porto.

Foi só aos setenta anos que Licínio Sousa começou a construir miniaturas de edifícios históricos do Porto. Não obstante, “deixou-nos um património rico na arte do bem trabalhar, evoca Inácio Sousa, seu amigo de longa data.

“Além das ferramentas que utilizava nas oficinas de ourivesaria, o Licínio teve de comprar e aprender a utilizar ferramentas com as quais construiu as peças que vão ter oportunidade de apreciar. São miniaturas feitas com carinho, arte e paciência, autênticos puzzles que demoravam muitos meses de longo e árduo trabalho”, recorda ainda.

Licínio, pai, já não se encontra entre nós, mas, enfatiza o amigo Inácio, “de certeza que muito gostaria de apresentar as peças que construiu e que adorava”. E seguramente muitos de nós de o ouvir. Na falta, fica o espólio. E as memórias.

Os bilhetes da exposição no Ateneu Comercial do Porto, que pode ser vista de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, têm o preço de 5€ e podem ser adquiridos online, no website da instituição.