Município de Viseu lança Concurso de novos talentos musicais
“Sons à Solta” é o Concurso de novos talentos musicais de Viseu, lançado pelo Município de Viseu, que surge com o intuito de incentivar, promover e apoiar projetos musicais e bandas jovens do concelho, autores de temas originais. Pretende-se também que a iniciativa sirva como plataforma de divulgação de projetos criativos.
Integrado no programa municipal VISEU JOVEM, este concurso tem como objetivo descobrir e premiar os melhores e os mais talentosos jovens músicos da atualidade e dar-lhes o devido reconhecimento. Desta forma, podem candidatar-se jovens até aos 35 anos, subdividindo-se em duas categorias: juvenil e sénior. A categoria juvenil destina-se a elementos com idade limite de 18 anos, ao passo que, a categoria sénior destina-se a elementos com idade limite de 35 anos. Contudo, na categoria sénior, poderão integrar-se também elementos do grupo que tenham idade inferior a 18 anos.
“Este projeto é um passo na descoberta e na valorização dos novos talentos musicais da nossa cidade e tem um valor especial pela possibilidade de ajudar a dinamizar a cultura entre a juventude do nosso concelho”, anuncia o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.
O concurso desenrolar-se-á em três fases, sendo que a primeira fase, período das candidaturas e apresentaçãoo dos projetos musicais, decorre até dia 22 julho.
A segunda fase diz respeito a uma pré-seleção, por parte do júri do concurso (a anunciar oportunamente pelo Município de Viseu), de todas as candidaturas apresentadas. Posteriormente, nos dias 1, 2 e 3 de agosto acontecem as eliminatórias e as atuações finais dos projetos musicais selecionados, no palco instalado no Parque Aquilino Ribeiro.
“Dar palco a projetos musicais originais é cumprir com um dos objetivos do VISEU JOVEM: apoiar a criação de novos talentos locais”, refere a Vereadora da Juventude, Dr.ª Mara Almeida.
O “Sons à Solta” para além de promover o que de melhor se faz no concelho de Viseu a nível musical, também pretende premiar os finalistas do concurso com um prémio pecuniário. Os primeiros e segundos classificados de cada categoria vão ter direito a um valor monetário que podem utilizar na aquisição de artigos ou instrumentos musicais, em lojas locais da especialidade.