Seleção Nacional de Trail vai levar 16 atletas ao mundial

Seleção Nacional de Trail vai levar 16 atletas ao mundial
 
A ATRP - Associação Portuguesa de Trail Running e a Federação Portuguesa de Atletismo divulgaram os critérios de selecção e integração na Selecção Nacional de Trail Running que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade.
 
O World Mountain & Trail Running Championships vai realizar-se de 11 a 14 Novembro de 2021 na Tailândia e, relativamente à Selecção Nacional de Trail Running, contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running - 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.
 
Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres. Estes atletas foram campeões nacionais de trail em 2020 e 2011 ou de ultra trail no ano passado.
 
De acordo com os critérios divulgados pela ATRP e pela FPA, os vencedores masculino e feminino dos campeonatos nacional de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance de 2021 também serão apurados para integrar a Selecção Nacional.
 
O Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance realiza-se no próximo dia 15 de maio em Vila Nova de Paiva, no Demo Trail, num percurso que terá cerca de 100 quilómetros e 4.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.
 
Já o Campeonato Nacional de Trail Ultra decorre a 18 de Julho no Trail Porto da Cruz Natura, na Madeira, num percurso de cerca de 48 quilómetros e 3.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a Junta de Freguesia do Porto da Cruz.
 
Os restantes seis atletas - três homens e três mulheres - serão seleccionados por wild-card, nomeadamente tendo em consideração os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA.
 
O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.