Os NAPA apresentam novo videoclip "Gigantes" e anunciam concerto no Porto no dia 8 de Julho

Os NAPA apresentam novo videoclip "Gigantes" e anunciam concerto no Porto no dia 8 de Julho
Fotografia: Georgina Abreu

“Gigantes”, terceiro single e videoclip do novo disco Logo Se Vê dos NAPA, é uma balada servida em duas partes. A dualidade percorre a espinha da canção no eixo gigantes/ formigas, alegre/ triste, forte/ fraco. Uma música de amor sobre a dor da distância que assombra dois amantes destinados um ao outro. A saudade habita em todas as divisões deste mundo nesta que é a primeira faixa colaborativa do álbum. A voz da Beatriz Pessoa intercala com a do Guilherme em forma de conversa, trazendo uma dinâmica muito peculiar à canção.

O vídeo animado pela Teresa Arega ilustra a história com grande sensibilidade realçando a ideia de dualidade que pulsa no decorrer da canção. Frame a frame, Teresa Arega deposita a sua emoção crua num estilo muito próprio, dando uma vida nova e um habitat visual onde a música pode morar.

DISCO LOGO SE VÊ

Logo Se Vê é segundo álbum de originais dos NAPA. Depois da estética crua e genuína do álbum de estreia, ainda sob o nome antigo Men On The Couch, os NAPA decidiram rumar à descoberta de novas sonoridades e formas de compor. Neste novo álbum a banda leva o pop rock ao limite, trazendo uma visão inovadora sobre a tradicional música de 3/4 minutos.

O novo álbum é composto por 11 faixas todas cantadas em português e foi gravado novamente no BlackSheep Studios. A relação estabelecida entre a banda e o estúdio nas gravações do primeiro álbum foi decisiva para o desenvolvimento deste novo projecto. Dispensadas as apresentações e formalidades, foi a vez da amizade e o respeito mútuo potenciarem as canções ao seu máximo.

Na exploração de novas sonoridades, surgiu a necessidade natural de colaborar com outros artistas. O álbum conta com a participação de um quarteto de cordas, um trio de sopros, um coro e uma rica secção de percussão que vão surgindo pontualmente ao longo do álbum, numa sintonia muito pertinente com os elementos originais da banda. O disco conta também com a participação de duas artistas emergentes, Beatriz Pessoa e Silly, em duas faixas distintas. A voz delicada da Beatriz e a poesia incisiva da Silly trouxeram ar fresco às canções e elevaram-nas para um patamar onde seria impossível chegar apenas com a banda.

À semelhança do álbum anterior, todas as canções têm um cunho autobiográfico muito forte, onde o autor procura o equilíbrio entre o seu lado racional e o seu lado emocional. As letras das canções abordam maioritariamente um ponto de conflito e decisão tanto a nível pessoal como profissional, próprio da idade em que nos apercebemos que a juventude não é uma garantia vitalícia.

 

BIOGRAFIA

Antes conhecidos como Men On The Couch, os NAPA trazem um novo nome para o público mantendo intacta a sua identidade musical.

Os NAPA nasceram na cave de uma avó no Funchal no ano de 2013. Os contornos da banda foram-se formando entre a energia dos Red Hot Chili Peppers, a criatividade dos Beatles e a sensibilidade de Caetano Veloso e Tom Jobim. A fórmula amadora e inocente das primeiras composições da banda (em inglês) cativou a atenção de amigos, família e não só. Trocaram o inglês pela língua materna, e a cave da avó pelo estúdio. Em 2019 gravaram o seu primeiro disco Senso Comum nos conhecidos Black Sheep Studios em Sintra, ainda sob o nome Men On The Couch.

A banda lançou agora o segundo LP com uma roupagem mais madura, mas um espírito sempre moço. O novo álbum vem com novo nome de banda e desafia as premissas estabelecidas em Senso Comum, trazendo para cima da mesa maior complexidade e inventividade na estrutura das canções. A veia pop romântica continua a pulsar no corpo do disco, mas a fome de descobrir novos ritmos e texturas musicais é evidente ao longo do álbum.

O novo álbum dos NAPA é uma edição de autor com distribuição da Universal e foi editado dia 26 de Maio. Os próximos concertos de apresentação são nos dias 8 de Julho no M.Ou.Co. no Porto, 21 de Julho no Summer Opening no Funchal e 11 de Agosto no Festival Altear no Porto Santo.