Pintura, cinema, fotografia e Arte Sacra são os destaques das exposições de Abril
Abril fica marcado pelas variadas exposições de arte no concelho. Os diversos espaços artísticos de Albufeira apresentam opções para todos os visitantes desde pintura a fotografia, passando pela Arte Sacra, um verdadeiro “sonho” para os amantes de arte.
O mês arranca com a exposição colectiva “Moldar a Cerâmica à Pintura”, um tributo ao Mestre Querubim Lapa. O artista algarvio, que deixou uma marca inigualável na cerâmica, tapeçaria e pintura pela sua particularidade artística, é homenageado por 7 artistas plásticos, numa exposição patente de 1 a 29 de Abril, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros. D’ António, Nelson Martins, Clara Monteiro, Cristina Hagatong, Manuela Santos, Ester Andrés e Jacques Jacobs são os autores das peças que retractam de forma contemporânea a riquíssima e variada obra de um dos mais reconhecidos ceramistas portugueses. A Galeria está aberta de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
No dia 5 de Abril, a loja do P5, o parque de estacionamento da Avenida 25 de Abril, acolhe a exposição de Arte Sacra “Paixão de Cristo”, uma colecção de Maria de Jesus Bispo. Inserida no programa das Comemorações da Semana Santa, a mostra, que termina no dia 22 de Abril, é composta por várias peças de grande beleza, com especial destaque para crucifixos e custódias. Durante os dias 7, 8, 15 e 22, o espaço abre as portas, igualmente, aos apaixonados pela sétima arte. O ciclo de cinema, que acontece às 18h00, exibe os melhores filmes alusivos a uma das mais emblemáticas épocas festivas. Em cartaz estão “O Filho de Deus” de Mark Burnett e Roma Downey; “ A Paixão de Cristo” de Mel Gibson; “O Código de Cristo: O Túmulo Perdido” de James Cameron e “Exodus Deuses e Reis” de Ridley Scott.
Outro dos grandes destaques de Abril é a exposição Maurecir Moraes. “Olha o Mar” é o nome da exposição de pintura, que é apresentada na Galeria Municipal João Bailote, de 14 a 29 de Abril, e que substitui a exposição colectiva dos alunos da Academia Maior de Albufeira, exibida até dia 8 de Abril. Moraes, um artista de Niterói - Rio de Janeiro, no Brasil, traz até Albufeira a sua colecção das mais belas representações do mar. Refira-se que a galeria se encontra aberta ao público de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Recorde-se, ainda, que na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva continua patente a exposição fotográfica de Artur Pastor intitulada “um Algarve Diferente”, até dia 10 de Junho, e que no Museu Municipal de Arqueologia está a exposição de fotografia “Time Lapses – No Algarve a Parar o Tempo”, de João Fazenda, até 30 de Abril.