Romeu e Julieta, com Mariana Monteiro e João Cachola, dia 4 de dezembro no Teatro Virgínia
Uma versão moderna da obra de William Shakespeare, «Romeu e Julieta», sobe ao palco do Teatro Virgínia no próximo dia 4 de Dezembro, a partir das 21h30, numa versão de John Romão, a partir da tradução de Filomena Vasconcelos.
Romeu e Julieta são dois jovens que avançam incessantemente com os olhos postos no futuro e atropelam o presente dos seus corpos que apenas se juntam na morte, ou seja, na ausência (ou no apogeu) da velocidade. Esta versão de Romeu e Julieta é marcada por uma velocidade vertiginosa e invisível, a de uma era digital. A aparente imobilidade dos actores, criada através de um efeito de ilusionismo, é permanentemente reconfigurada pelas palavras de Shakespeare. Não há toque, não há beijos nem lutas, tal como as conhecemos. Tem de ser inventado um novo lugar para o encontro entre Romeu (João Cachola) e Julieta (Mariana Monteiro).
John Romão (1984) é encenador, programador cultural e curador. Dirige os seus espectáculos e criações desde 2002. Entre 2006 e 2017 foi assistente de direcção artística e de produção do encenador e dramaturgo Rodrigo García, tendo produzido a sua websérie “Movidas Raras” em 2021. Professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Dança, é fundador, director artístico e programador da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas (Lisboa) e dirige o projecto Futurama (Baixo Alentejo).