Terras de Sicó esteve em Cabo Verde para acelerar cooperação com a lusofonia
A Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento esteve presente na cidade da Praia, ilha de Santiago, na FIC 2023 – Feira Internacional de Cabo Verde, que decorreu entre 15 e 18 de Novembro, no âmbito do projecto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”.
Este projecto, apoiado no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, reúne 19 Grupos de Acção Local (GAL) portugueses, onde se inclui a Terras de Sicó, e parceiros de Cabo Verde, Brasil e São Tomé e Príncipe, com o objectivo de promover a aproximação aos países de expressão oficial portuguesa para a partilha bilateral de conhecimentos e experiências, estimular a cooperação económica, social e ambiental e reforçar a identidade e cultura portuguesa em torno do conceito de “lusofonia”.
O enfoque do projecto centra-se essencialmente em 2 áreas que, em conjunto, contribuem para os resultados comuns previstos. A Agricultura, Floresta, Turismo e Ambiente é uma das áreas temáticas, a par de uma segunda relacionada com Cultura, Educação, Formação e Consultoria.
Nesta missão a Cabo Verde, para além da presença na FIC 2023 – Feira Internacional de Cabo Verde, com um stand institucional partilhado com outros parceiros portugueses do projecto, a comitiva da Terras de Sicó participou numa recepção oficial no Palácio do Governo, com a presença de autarcas de Portugal e Cabo Verde com geminações bilaterais consolidadas. Neste encontro foi abordando o futuro da cooperação com os países lusófonos e a implementação da iniciativa “Casa da Lusofonia” com primeira iniciativa consolidada na Ribeira Grande, ilha de Santo Antão para replicar nas outras ilhas do arquipélago na próxima fase do projecto.
A Terras de Sicó participou ainda no Jantar oficial na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, entre o governo de Cabo Verde e a comitiva portuguesa do projecto “Terras da Lusofonia”, presidido pelo Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, com a presença do Ministro do Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, além de presidentes de Câmara portugueses e cabo-verdianos e coordenadores e técnicos dos Grupos de Acção Local parceiros deste projecto.
Em reunião bilateral à margem do programa, a Terras de Sicó reuniu com o presidente da Associação de Municípios das ilhas do Fogo e Brava para dar seguimento ao acordo de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”.
O desafio emergente entre as partes e decorrente desta reunião será prestar apoio técnico para ser criada na ilha do Fogo uma “Casa da Lusofonia”, com modelo de gestão e programação anual de actividades nos termos do projecto, tendo o presidente da Associação de Municípios do Fogo e Brava transmitido à Terras de Sicó a garantia de todo o apoio logístico para que o projecto possa ser implementado nos termos dos objectivos propostos.
Foi ainda expressa a necessidade de as Associações de Municípios de Portugal e de Cabo Verde promoverem no curto prazo um encontro bilateral para avaliação do progresso das geminações existentes entre Municípios e estabelecer uma estratégia comum que contemple o projecto “Casas da Lusofonia” como uma linha agregadora das vontades e prospecção de trabalho futuro.
Para mais informações | Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova – 91 8427520