Tradições do Japão para aprender no Museu do Oriente
O Museu do Oriente partilha algumas tradições do país do Sol Nascente, através das artes japonesas do kokedama e kintsugi, em duas oficinas práticas que se realizam, respectivamente, a 26 de Março e 2 de Abril.
Kokedama é a técnica de origem japonesa que consiste em envolver as raízes de uma planta numa bola compacta de terra e musgo. No workshop de dia 26 de Março, os participantes têm a oportunidade de aprender a moldar as raízes da planta, para suspendê-la, aplicando as técnicas desta arte contemplativa, considerada um símbolo de simplicidade, belo, imperfeito, orgânico e natural.
O Kintsugi é uma arte de restauro japonês com mais de mil anos. Nesta técnica, os artesãos reparam peças de cerâmica com pó de ouro, numa tentativa, não de tapar as imperfeições, mas sim realçá-las, uma vez que estas fazem parte da vida da peça. Assim, a peça é consertada evidenciando as linhas de quebra a ouro e, as imperfeições ganham uma nova história que deve ser vista e apreciada através das linhas delicadas e embelezadas. Neste workshop, no dia 2 de Abril, os participantes podem trazer uma ou duas peças em cerâmica que lhes são especiais e que gostassem de ver restauradas.