Troféu Internacional Alves Barbosa
Troféu Internacional Alves Barbosa
Diogo Narciso, Iúri Leitão e Maria Martins dominantes no Troféu Alves Barbosa
O Velódromo Nacional, em Sangalhos, acolheu o Troféu Internacional Alves Barbosa. Os portugueses Diogo Narciso, Iúri Leitão e Maria Martins estiveram em plano de evidência nas provas de elites, com a camisola da selecção nacional.
Diogo Narciso (Portugal) foi o mais forte no omnium, com 155 pontos, seguido do compatriota Iúri Leitão (Portugal), com 141, e de Joan Bannassar (Espanha), com 133. A dupla lusa voltou ainda a festejar no madison, com 64 pontos, desta feita à frente de duas duplas espanholas, uma formada por Joan Bannassar e Álvaro Navas e outra por Erik Martorell e Francesc Bennassar.
Na elite feminina, Maria Martins (Fenix-Deceuninck), com 127 pontos, liderou no omnium, tendo superado Eukene Larrarte (Espanha), que somou 122 pontos, e Yareli Acevedo (Mexico), que somou 119. Na corrida por pontos, as espanholas Isabel Ferreres e Laura Rodríguez, com os mesmos 41 pontos, foram as mais fortes, mas a portuguesa Daniela Campos (Bizkaia-Durango) conseguiu terminar em terceiro lugar, com 33 pontos.
Entre os juniores masculinos, Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) destacou-se dos demais no scratch, tendo suplantado Ellande Larronde (Urt Velo 64) e Ruben Sanchez (Espanha). No entanto, Ruben Sanchez festejou na corrida por pontos, com 44, à frente de Ellande Larronde (Urt Velo 64), com 30, e do português David Ferreira (Paredes/Fortunna), com 24. Já entre as juniores femininas, o pódio repetiu-se no scratch e na corrida por pontos: Maria Figueroa (México) liderou, Patrícia Duarte (Maiatos) foi segunda, e Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) terminou em terceiro lugar.
Nas provas de Elites A/Maters 30, César Modesto (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) venceu a corrida por pontos e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) o scratch. Já nas de masters 30, 40 e 50 femininas, Ana Valido (ACD Milharado/Sobralcar/Mafra) venceu nas duas disciplinas, tal como Miguel Agreda (Master de Lourina) nas provas de masters 40, 50 e 60 masculinos.
Em paraciclismo, Dorian Foulon (Urt VELO 64) destacou-se no scratch (paraciclismo masculinos) e na prova de perseguição das categorias C4 e C5, enquanto Eduardo Santas (Asesores de Navarra) foi o mais forte na prova de perseguição das categorias C1 a C3. Na prova de perseguição de paraciclismo feminino, Aniek van den Aarssen (KNWU) foi a vencedora, tendo disputado a prova sem oposição.
As contas da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa
A terceira e última prova da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa também decorreu ao longo deste fim de semana, integrada nos Troféus Internacionais José Bento Pessoa e Alves Barbosa. Este domingo, ficaram fechadas as contas do ranking, com destaque para as categorias de masters.
Em elites A masculinos, César Modesto (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) voltou a destacar-se e terminou na liderança do ranking de scratch e da corrida por pontos, tal como Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) em masters 30 masculinos, António Faisco (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfile) em masters 50 masculinos, e João Pinto (Boavista/RP/Paredes) em masters 60 masculinos.
Já em masters 40 masculinos, Rui Guerreiro (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN - Mecânica e Peças) venceu a Taça em scratch e Miguel Agreda (Master de Louriña) na corrida por pontos. Nota de destaque ainda para Ana Valido (ACD Milharado/Sobralcar/Mafra), que venceu o ranking de scratch entre as masters 40 femininas.
União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo