Zigurfest anuncia colaboração com Serralves e altera local de workshops e concertos-palestra

Zigurfest anuncia colaboração com Serralves e altera local de workshops e concertos-palestra
Fotografia: DR

A duas semanas do arranque do ZigurFest e por motivos logísticos e de conforto de todos, os workshops e concertos-palestra marcados para a Casa do Artista vão agora acontecer no Centro Cívico de Lamego.

Localizado no antigo matadouro da cidade, o Centro Cívico de Lamego foi inaugurado no passado mês de Junho e serve também de sede ao histórico Rancho Regional de Fafel. Polivalente e desafogado, é um espaço perfeito para albergar a comunidade alargada do ZigurFest.

Assim, a estreia deste novo palco no dia 28 de Julho, acontece a partir das 15h30, com o workshop de Objectos Sonoros de Inês Castanheira. No dia seguinte, é Cálculo que dá início aos trabalhos: depois de um passeio pelo Parque Biológico de Lamego para a recolha de sons que se inicia às 14h30, o rapper desce até ao Centro Cívico para fazer uma música com a ajuda dos participantes. Seguem-se os concertos-palestra de Ben Yosei e João Taveira, às 18h30 e 19h30.

Esta mudança de local permite também ao festival colher frutos da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Lamego e a Fundação de Serralves em 2022. Nesse âmbito, a Fundação irá conduzir o público numa visita guiada pela exposição “Poeta Chama Poeta” (integrada no ciclo Ana Hatherly). Esta visita acontece no dia 27 de Julho, às 15h30, na Casa do Artista de Lamego, e será seguida do workshop “Caligrafia Corpórea” (dia 28 de Julho).

A inscrição e acesso a todas as actividades (incluindo o campismo) são, como sempre, livres e gratuitas.

Na sua 12ª edição, o Zigurfest quer voltar a repensar a forma de colocar-se ao serviço de quem o fez sobreviver ao longo destes anos: o público e os artistas; dessa forma, antecipa-se no calendário e reconfigura-se como um pequeno laboratório de criação, pensamento, debate e práticas artísticas.

Durante 3 dias, o Zigurfest quer explorar aquilo que conhecem melhor: os territórios, as pessoas e as tradições que o rodeiam.

É vontade da organização do Festival, estar em diálogo constante com as mais pertinentes criações artísticas feitas em Portugal, colocando o ZigurFest ao serviço da comunidade, aproximando ainda mais artistas e público e esbatendo a fronteira entre criador e criação, novidade e tradição.

António Matos Silva, director musical do Zigurfest, refere que "esta mudança - a primeira deste tipo em 12 anos de actividade ininterrupta - acontece perante uma situação particularmente desafiante para o panorama artístico nacional, em que muitas estruturas, como a nossa, estão a enfrentar cortes significativos na sua dotação financeira. Mas porque estamos aí há mais de uma década e queremos ficar pelo menos mais uma, reforçámos as parcerias de sempre e preparámos uma edição que assinala uma nova fase do festival."

Como vem acontecendo desde a primeira edição, o ZigurFest tem o apoio do Município de Lamego e do Museu de Lamego e a entrada é gratuita, em todas as actividades. O campismo do festival é, também, grátis, mediante a inscrição obrigatória no site do Zigurfest. Está localizado no Complexo Desportivo de Lamego - Monte Santo Estevão.