A rainha peixeira

A rainha peixeira
Fotografia: D.R.

Uma peixeira e um fotógrafo atleta são os Reis do Carnaval de Ovar.

E quando a Rainha é uma peixeira, psicóloga, assistente social, porteira e amiga? Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, também conhecida por Liliana Lopes de Jesus Biscaia, é o rosto feminino do Carnaval de Ovar em 2017. A jovem, sempre de sorriso aberto e disponível para ajudar os que passam à beira do seu carro de peixe, trabalha num negócio de família “com muito gosto”. O que começou por ser uma obrigação é hoje um orgulho.

A Rainha Peixeirinha Tesa vive intensamente o Carnaval e há cerca de 20 anos desfilou mesmo na escola de samba Império Ovarense. Actualmente não actua por qualquer grupo ou escola, mas no entrudo sai obrigatoriamente à rua. Ser Rai- nha “é uma felicidade”, confessa, garantindo que “com estes Reis vai ser o melhor Carnaval”. O seu par é outro filho da terra e dá pelo nome de Manuel Ferreira Rilho. Vive intensamente o Carnaval desde 1964, ano em que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Fotógrafo de profissão, Sua Alteza – o Rei Maratonista, agora aposentado, tem como hobbies a leitura, a escrita, o atletismo e o voluntariado.

Cerca de 2 mil figurantes vão participar nos Grandes Corsos Carnavalescos, a apoteose do entrudo de Ovar, realizam-se nos dias 26 e 28 de Fevereiro. O Carnaval, que começou no dia 4 com o espectáculo “(Re)Nascimento do Entrudo”, inclui ainda a Caminhada Nocturna (10 de Fevereiro), o Desfile da Chegada do Rei (dia 12), o Carnaval Sénior e o das Crianças (16 e 19 de Fevereiro) ou o tradicional Baile de Máscaras, animado pela Fun Swing Orchestra, que no dia 18 vai apresentar os melhores temas de sempre do Carnaval, prometendo uma noite de tradição, animação e folia a todos os mascarados.