A última descoberta de Stephen Hawking | Booksmile
A 22 de Abril de 2020, no 50.º aniversário do Dia da Terra, a Agência Espacial Europeia transmitiu para todo o planeta a mensagem de despedida de Stephen Hawking, falecido em 2018. Este livro adapta as palavras do renomado cientista, que se dirigiu sobretudo às crianças e à sua vontade de mudar o mundo.
Emitida a partir de um radiotelescópio em direcção a um buraco negro, em celebração do seu principal objecto de estudo e de uma vida dedicada a investigar o universo, a mensagem tem um significado profundo, mas simples de enunciar. Sem pessoas, o universo seria vazio. Precisamos uns dos outros e só cooperando chegaremos ao futuro.
Tu e o Universo (ed. Booksmile), de Lucy Hawking e Stephen Hawking (texto) e Xin Li (ilustrações). Tradução de Ana Maria Pereirinha. Nas livrarias desde 7 de Outubro. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
O UNIVERSO É UM LUGAR IMENSO, CHEIO DE GRANDES PERGUNTAS, E TUDO COMEÇA COM A CURIOSIDADE!
O que estará para lá do nosso sistema solar?
Existirá vida extraterrestre? Como podemos cuidar melhor do nosso planeta Terra?
Somos todos viajantes no tempo. Vamos trabalhar para que o futuro seja um lugar que queiramos visitar.
O cientista e educador Stephen Hawking encoraja-nos a explorar o universo e a descobrir a beleza do nosso planeta, para nos mostrar que somos parte de algo maior.
OS AUTORES
STEPHEN HAWKING foi professor de matemática na Universidade de Cambridge durante 30 anos. Recebeu vários prémios e homenagens, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade. Escreveu diversos livros sobre o Universo, publicou estudos sobre Física e apresentou diversos documentários sobre o Espaço e o Universo. Morreu em 2018, após uma longa luta contra a doença que o afectou ao longo da vida, a esclerose lateral amiotrófica.
CATHERINE LUCY HAWKING é jornalista, escritora, educadora e filantropa. É filha de Stephen Hawking e da escritora Jane Wilde Hawking. Vive em Londres, e é mais conhecida como romancista de literatura infantojuvenil e educadora científica.
O ILUSTRADOR
XIN LI é um ilustrador independente, residente em Singapura. Formou-se em arquitectura pela Universidade Nacional de Singapura. Xin Li inspira-se no ambiente em que cresceu, como a cultura, a comida, a arquitectura e a história. É um grande fã das Aventuras de Tintin, de Hergé. Além da ilustração, adora viajar, provar novos sabores e apreciar arte e arquitectura.